Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Responsabilidade Civil - Indenização
Você sabe quem pode ajuizar uma ação indenizatória?


Você sabe quem pode ajuizar uma ação indenizatória?

Aquele que pretende uma indenização é chamado pelo direito de “sujeito ativo” ou “autor”. No caso de uma ação indenizatória o autor é aquele que foi prejudicado e que sofreu a lesão, exemplo: A empresa X increveu o nome de Fulano de Tal no SPC indevidamente, o próprio Fulano de Tal entra com uma ação por danos morais contra a empresa X.
 
Se a pessoa que sofreu o dano morreu, são seus herdeiros, cônjuge, membros da família, aqueles que eram por ele alimentados e até mesmo o companheiro em alguns casos, os legitimados para ajuizar este tipo de ressarcimento, exemplo: Maria, casada com João, falece em virtude de um erro médico, será João quem irá propor a ação.
 
Ainda, existem alguns casos relevantes e especiais de pedido de indenização, tais como o pedido de indenização do sócio que é atingido pela lesão causada a outro sócio e o pedido de indenização do representante legal ou procurador do lesado, desde que possua poderes para tanto.



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados