Perguntas e Respostas sobre Direito Ambiental - Mudanças Climáticas
Por que o dióxido de carbono (CO2) é considerado tão perigoso?
O dióxido de carbono é considerado o principal gás causador do efeito estufa, e, portanto, o mais perigoso dos gases, cujas concentrações na atmosfera vem aumentando consideravelmente ano após ano.

O CO2 é o principal gás que contribui para o efeito estufa e consequentemente com o aquecimento global. Suas principais fontes são a queima dos combustíveis fósseis e o desmatamento. Para se ter noção, antes da Revolução Industrial, sua concentração na atmosfera era de aproximadamente 283 ppm (partes por milhão). Atualmente, sua concentração chega a casa dos 353 ppm (partes por milhão), o que representa um acréscimo de 25 % no total das emissões. Cabe ressaltar que a queima de combustíveis fósseis lança anualmente na atmosfera cerca de 5,7 Gt (Gigatoneladas) de carbono e a derrubada e queima de árvores outras 2Gt. Cerca de 75% da queima dos combustíveis fósseis ocorre nos países desenvolvidos, se não levado em conta as 2 Gt provenientes das queimadas de árvores.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Recomende ao Google:

Conte aos seus seguidores:

indique esta página a um amigo Indique aos amigos



Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Comentários