Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Condomínio - Economia
O que podemos fazer para obrigar os condôminos a armazenar e economizar água?


O que podemos fazer para obrigar os condôminos a armazenar e economizar água?

Em princípio o Síndico  deve zelar pela economia de água nas áreas comuns, contudo, nas unidades individuais o que vale é a conscientização.

 

Algumas concessionárias do serviço de água mantêm manuais de procedimentos orientando os  usuários como economizar água, contudo, no caso de desperdício, convém tomar algumas precauções e descobrir se não existem vazamentos dentro do prédio e das unidades autônomas.

Veja alguns testes eficientes:

 

 

1.  Teste do vaso sanitário

 

a). Jogue cinza de cigarro no vaso sanitário;

b). Se a cinza ficar parada no fundo do vaso não há vazamento;

c). Se a cinza derreter ou desaparecer é sinal que há vazamento na válvula ou na caixa de descarga. Nesse caso, é preciso trocar a válvula.

 

 

2.  Teste da caixa d’água

 

a). Deixe o registro do cavalete aberto;

b). Feche todas as torneiras da casa e não use o banheiro;

c). Vá até à caixa d’água e puxe a bóia para cima e depois amarre um barbante nela para ficar presa. Isso não deixa a água da rua entrar na caixa;

d). Com um giz ou lápis, faça um risco na parede da caixa onde está o nível da água (bem no lugar onde a água acaba, perto da tampa, se a caixa estiver bem cheia);

e). Espere uma hora e veja se o nível de água baixou. Se o risco do lápis não está beirando a água, é porque existem vazamentos nos canos que saem da caixa d’água.

 

 

3.  Teste do copinho d’água

 

a). Feche o registro do cavalete do hidrômetro;

b). Abra uma torneira ligada diretamente na água que vem da rua, que não recebe água da caixa. Geralmente, a torneira no tanque de lavar roupas é assim;

c). Espere a água parar de sair da torneira. Como o registro do cavalete está fechado, essa água é a que estava nos canos (entre o cavalete e a torneira). Não use o banheiro;

d). Depois coloque um copo cheio d’água na boca da torneira;

e). Se a torneira chupar a água do copo, há vazamento no cano que enche a caixa d’água. o jeito é quebrar o chão e descobrir onde está o vazamento.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados