Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Condomínio - Seguro
Sendo obrigatório por lei fazer seguro de condomínio, precisa resolver em assembléia? Este seguro obrigatório seria para apartamento e área de circulação? Se algum condômino não interessar o que fazer?


Sendo obrigatório por lei fazer seguro de condomínio, precisa resolver em assembléia? Este seguro obrigatório seria para apartamento e área de circulação? Se algum condômino não interessar o que fazer?

O seguro deve ser providenciado pelo síndico e é obrigatório tanto em relação à unidade autônoma como em relação às áreas comuns (Art. 1346 CC).

 

É recomendável, mas não obrigatória, a realização de assembléia que se destina apenas a decidir  sobre a  escolha da seguradora, no mais, é  responsabilidade do síndico contratar o seguro, independente de assembléia. 

 

O síndico deve promover a contratação do seguro pelo valor real das construções, caso contrário poderá ser acionado por negligência em caso de sinistro e até ser compelido a indenizar os demais condôminos.

 

O seguro não deve ser apenas para o sinistro de incêndio, mas sim, como dispõe a lei, para os sinistros que possam causar destruição total ou parcial do imóvel.  O correto e tranqüilo para o síndico será contratar seguro também para alagamento, desmoronamento, raio etc.

 

Geralmente, o valor segurado pelo condomínio é inferior ao valor real do bem, neste caso cada condômino, querendo, pode contratar com qualquer companhia a complementação do seguro  de sua unidade. 

E isto é muito importante, pois na hipótese de um sinistro, e se o imóvel estiver segurado apenas parcialmente, o condômino é considerado como co-segurador da outra parte.

 

O município tem poderes legais para cobrar multa dos condomínios que não contratarem seguro a partir de  120 dias do “habite-se”. (Art. 13, § 1º, da lei 4591/64)

 

O valor que o condomínio pagará para manter seguradas  as unidades e as partes comuns, denominado de “prêmio”,  deve ser  rateado como despesa  ordinária, ou seja,  será considerado como despesa  de manutenção  do prédio.




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados