Logo JurisWay

Perguntas e Respostas sobre Língua Portuguesa - Conceitos Gramaticais
O que são Locuções Adverbiais?


O que são Locuções Adverbiais?

"Locuções Adverbiais" são o conjunto de duas ou mais palavras que fazem o papel de um advérbio: expressam uma circunstância e modificam o verbo, o ajetivo ou o próprio advérbio.

As locuções adverbiais são, geralmente, formadas por preposição e substantivo ou advérbio.

De acordo com as circunstâncias que transmitem, as locuções adverbiais podem ser classificadas em:

  • Locuções Adverbiais de Lugar: à esquerda, à direita, à tona, à distância, à frente, à entrada, à saída, ao lado, ao fundo, ao longo, de fora, de lado, por fora, em frente, por dentro, por perto, de longe, de perto, em cima, por onde, para onde, por trás, por aqui, por ali, etc.
  • Locuções Adverbiais de Tempo: em breve, nunca mais, hoje em dia, de tarde, à tarde, à noite, à noitinha, às avemarias, ao pôr-do-sol, de manhã, de noite, por ora, por fim, de repente, de vez em quando, a tempo, às vezes, de vez em quando, de vez em vez, de longe em longe.
  • Locuções Adverbiais de Modo: à vontade, à toa, ao léu, ao acaso, a contento, a esmo, de bom grado, de cor, de mansinho, de chofre, a rigor, de preferência, em geral, a cada passo, às avessas, de inviés, `as claras, às pressas, a medo, a pique, à uma, às bandeiras despregadas, de repende, a olhos vistos, num átimo, de propósito, de súbito, de soslaio, por um triz, etc.
  • Locuções Adverbiais de Intensidade: de muito, de pouco, de todo, etc.
  • Locuções Adverbiais de Meio ou de Instrumento: a pau, a pé, a cavalo, a martelo, a máquina, a tinta, a paulada, a mão, a pauladas, a facadas, a picareta, etc.
  • Locuções Adverbiais de Afirmação: na verdade, de fato, etc.
  • Locuções Adverbiais de Negação: de modo algum, de modo nenhum, em hipótese alguma, etc.
  • Locuções Adverbiais de Dúvida: por certo, quem sabe, com certeza, etc.

 




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados