JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Notícias Jurídicas

Últimas notícias

Procon-MG promove evento Procon-MG fala com Você - Precificação
Eventos - (01/08/2019)

Procon-MG promove 22º Encontro sobre Consumo e Regulação - Boas Práticas na Revenda de Produtos Cárneos
Eventos - (24/04/2019)

Procon-MG promove 7ª Edição do Momento educAtivo com o tema "O que o consumidor deve saber na hora de contratar um empréstimo?"
Eventos - (25/03/2019)

Procon-MG promove 21º Encontro sobre Consumo e Regulação - Proteção de Dados Pessoais e Defesa do Consumidor
Eventos - (20/03/2019)

Procon-MG promove evento no Dia Mundial de Defesa do Consumidor
Eventos - (07/03/2019)

Procon-MG promove Encontro sobre Capacitação em Publicidade de Alimentos e Direitos do Consumidor
Eventos - (25/11/2018)

Procon-MG promove evento sobre boas práticas de preparo e venda de alimentos ao consumidor
Eventos - (15/11/2018)

Procon-MG promove 6ª Edição do Momento educAtivo, dessa vez com o tema "A liberdade de escolha do consumidor sob a perspectiva comportamental"
Eventos - (02/10/2018)

Mais notícias do dia...

Juízes aprovados no 183º Concurso de Ingresso começam Curso de Iniciação Funcional na EPM

Perguntas e Respostas JurisWay
Ferramentas Facebook:
Envie para um amigo:


Ou compartilhe com todos:

  Hoje (28) realizada, na Escola Paulista da Magistratura (EPM), a solenidade de abertura do Curso de Iniciação Funcional para os 23 juízes substitutos aprovados no 183º Concurso de Ingresso na Magistratura. 

        O evento teve a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori; do vice-presidente do TJSP, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; do diretor da EPM, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo; e dos juízes Alexandre David Malfatti, Carlos Fonseca Monnerat e Luciana Leal Junqueira Vieira Rebello da Silva, coordenadores do curso.

        O presidente Sartori cumprimentou os novos juízes pela aprovação no concurso e apresentou um panorama sobre a estrutura do Tribunal de São Paulo, citando as dimensões do Judiciário paulista: temos um orçamento maior do que 20 Estados e inúmeras cidades; 43 mil funcionários concursados e 10 mil terceirizados; mais de 700 prédios e 20 milhões de processos.

        O presidente discorreu sobre os principais desafios da administração do Tribunal, enfatizando a importância do bom relacionamento com as outras instâncias do Judiciário, com os outros Poderes e com a imprensa: estamos priorizando a transparência e construindo pontes com o Conselho Nacional de Justiça, com os Tribunais Superiores, o Legislativo e o Governo, tanto o Estadual como as prefeituras, porque precisamos de todos, frisou.

        Ele discorreu, ainda, sobre as principais medidas adotadas na atual gestão, entre elas a valorização e integração dos servidores, com o pagamento de créditos e a criação do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra); a criação da Comissão de Prerrogativas e Segurança dos Magistrados e do Gabinete de Planejamento e Gerenciamento de Crises; a ampliação da digitalização processual no Estado e a regionalização da administração com o projeto Administração Participativa. Precisamos desenvolver, desde o início da carreira, a cultura do juiz administrador e peço aos senhores muita atenção com a administração do fórum, porque estarão nos ajudando e contribuindo para a valorização do Judiciário e preservação de nossa estrutura, ressaltou.

        O presidente Sartori salientou, também, a importância da simplicidade, humildade e controle para o juiz, sem perder a altivez do cargo, além do diálogo permanente com magistrados e servidores. A arrogância é meio caminho andado para dar tudo errado. Por fim, desejou muita sorte aos novos juízes. Todos têm dificuldades, mas o fundamental é querer acertar e os senhores não estão sozinhos: a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria, a Escola da Magistratura e os demais órgãos do Tribunal estão ao lado dos senhores e de portas abertas para recebê-los, porque o sucesso dos senhores é o sucesso da Justiça, concluiu.

        O desembargador Armando de Toledo saudou os juízes ingressantes e agradeceu a presença do presidente e do vice-presidente na EPM, bem como a atuação dos coordenadores do Curso da Escola. Esse é um momento muito especial na administração da Justiça em nosso Estado e fico muito feliz porque a Escola jamais teve a dedicação e o aporte da Presidência, da Vice-Presidência e da Corregedoria que está tendo atualmente, ressaltou.

        O diretor da EPM exortou a todos a participarem e aproveitarem o momento ímpar da Escola, de forma a consolidar um caminho que seja irreversível em relação ao que está sendo criado: não será difícil, mas depende muito dos senhores, que são nosso público-alvo principal e que nos motivam a ampliar e melhorar, cada vez mais, o trabalho da Escola, deixando horizontes largos e um futuro promissor, frisou, convidando todos a prestigiar as atividades da EPM. Quero que todos tenham a certeza de que a Escola é um porto seguro, onde encontrarão todo o respaldo em tudo o que precisarem para uma boa jurisdição, para que sejam juízes eficazes, proficientes e, acima de tudo, felizes, concluiu.

        O vice-presidente Gonzaga Franceschini também cumprimentou os juízes e destacou o dinamismo da atual gestão do Tribunal. Estamos vivendo um momento maravilhoso e espero que os senhores que estão ingressando agora nos ajudem, representando muito bem o Poder Judiciário, onde quer que estejam. Ele ressaltou a necessidade do respeito para com todos, frisando que o bom juiz não se impõe pelo temor, mas pelo respeito. Confiamos muito nos senhores, porque são vencedores e estou muito feliz em estar com todos e espero que sejam muito felizes na carreira.

        Curso - Com ênfase na formação humanística e na pragmática da jurisdição, o Curso de Iniciação Funcional da EPM é realizado em duas etapas. A primeira, presencial, tem a duração de dois meses e consiste de palestras, audiências simuladas e visitas técnicas. A segunda, a distância, após os juízes assumirem seus cargos nas respectivas circunscrições.

        Além de propiciar o relacionamento do juiz com os demais profissionais do Direito e de outras áreas, o curso tem uma programação multidisciplinar que abrange matérias de Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Eleitoral, Direitos Humanos, entre outras, além de Política e Gestão Judiciária, segurança de magistrados, relações com imprensa e com o Governo e outros temas.

 

        Comunicação Social TJSP - MA

Voltar para notícias

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados