JurisWay - Sistema Educacional Online
 
JurisWay - Novo CPC com Certificado
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Notícias Jurídicas

Últimas notícias

Procon-MG promove evento Procon-MG fala com Você - Lei de Meia-entrada
Eventos - (14/05/2019)

Procon-MG promove 22º Encontro sobre Consumo e Regulação - Boas Práticas na Revenda de Produtos Cárneos
Eventos - (24/04/2019)

Procon-MG promove 7ª Edição do Momento educAtivo com o tema "O que o consumidor deve saber na hora de contratar um empréstimo?"
Eventos - (25/03/2019)

Procon-MG promove 21º Encontro sobre Consumo e Regulação - Proteção de Dados Pessoais e Defesa do Consumidor
Eventos - (20/03/2019)

Procon-MG promove evento no Dia Mundial de Defesa do Consumidor
Eventos - (07/03/2019)

Procon-MG promove Encontro sobre Capacitação em Publicidade de Alimentos e Direitos do Consumidor
Eventos - (25/11/2018)

Procon-MG promove evento sobre boas práticas de preparo e venda de alimentos ao consumidor
Eventos - (15/11/2018)

Procon-MG promove 6ª Edição do Momento educAtivo, dessa vez com o tema "A liberdade de escolha do consumidor sob a perspectiva comportamental"
Eventos - (02/10/2018)

Mais notícias do dia...

Debate sobre acolhimento finaliza seminário sobre abrigos

Perguntas e Respostas JurisWay
Ferramentas Facebook:
Envie para um amigo:


Ou compartilhe com todos:

Políticas de Saúde para Crianças e Adolescentes: Inclusão em foco também foi tema do II Seminário do Fórum de Abrigos, realizado na sexta-feira, 13. A discussões se basearam em exposições do coordenador municipal de Saúde da Criança e do Adolescente, Paulo Frias, e da gerente de Saúde Mental Higina Duarte, da Prefeitura da Cidade do Recife. A mesa, que foi mediada pela coordenadora do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), Jailda Castro, contou com a participação do professor Geraldo Nóbrega, representante do Conselho Tutelar da RPA 5.

Abordando o tema Como Acolher Crianças e Adolescentes com Problema de Saúde, Paulo Frias fez um breve histórico do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou a importância do trabalho de acompanhar o desenvolvimento da criança que, segundo ele, hoje já é realizado desde o pré-natal. Priorizar a primeira infância tem impacto direto nos objetivos de desenvolvimento do milênio, disse Frias.

Ainda dentro do tema saúde da criança, Higina Duarte, ressaltou a importância dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que realizam atendimento a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. A gerente municipal de saúde falou da necessidade de uma articulação entre famílias, escola, comunidade, ambulatórios e assistência social para um diagnóstico precoce e tratamento adequado dessas crianças. No Recife existem três CAPS, dois direcionados às crianças e um para adolescentes, localizados respectivamente nos bairros de Afogados, Encruzilhada e Jardim São Paulo.

O conselheiro Geraldo Nóbrega, fechando a primeira mesa-redonda, esclareceu que a obrigação do Conselho Tutelar é de zelar pelos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente em parceria com o Ministério Público, o Poder Judiciário e a comunidade.

Acolher e reconstruir

A segunda mesa-redonda contou com a presença de educadores, adolescentes e familiares dos Abrigos Casa da Harmonia, Lar Rejane Nunes, Centro de Apoio a Criança (CEAC I). Educadores falaram do prazer de amparar, educar e ver o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. Um grupo de assistidos destes abrigos também expôs depoimentos, enfatizando que aprenderam a ter responsabilidades.

Ao encerrar o seminário, a coordenadora do evento, Sônia Proto, lembrou que o desafio do II Seminário do Fórum de Abrigos foi de enfatizar a importância de promover o acolhimento das crianças e adolescentes, concomitantemente à reconstrução das suas famílias que se encontrem fragmentadas.

Da redação da Ascom/TJPE

Voltar para notícias

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados