JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Notícias Jurídicas

Últimas notícias

Procon-MG promove evento Procon-MG fala com Você - Precificação
Eventos - (01/08/2019)

Procon-MG promove 22º Encontro sobre Consumo e Regulação - Boas Práticas na Revenda de Produtos Cárneos
Eventos - (24/04/2019)

Procon-MG promove 7ª Edição do Momento educAtivo com o tema "O que o consumidor deve saber na hora de contratar um empréstimo?"
Eventos - (25/03/2019)

Procon-MG promove 21º Encontro sobre Consumo e Regulação - Proteção de Dados Pessoais e Defesa do Consumidor
Eventos - (20/03/2019)

Procon-MG promove evento no Dia Mundial de Defesa do Consumidor
Eventos - (07/03/2019)

Procon-MG promove Encontro sobre Capacitação em Publicidade de Alimentos e Direitos do Consumidor
Eventos - (25/11/2018)

Procon-MG promove evento sobre boas práticas de preparo e venda de alimentos ao consumidor
Eventos - (15/11/2018)

Procon-MG promove 6ª Edição do Momento educAtivo, dessa vez com o tema "A liberdade de escolha do consumidor sob a perspectiva comportamental"
Eventos - (02/10/2018)

Mais notícias do dia...

Ministro Carlos Ayres Britto é relator do inquérito para investigar Paulinho da Força

Perguntas e Respostas JurisWay
Ferramentas Facebook:
Envie para um amigo:


Ou compartilhe com todos:

(Republicada)

O ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), é o relator do Inquérito (INQ) 2725, em que o procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, pede autorização da Corte para investigar o suposto envolvimento do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, no esquema de desvio de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Como parlamentar federal, Paulinho tem prerrogativa de foro no STF.

Inicialmente, a ministra Ellen Gracie havia sido escolhida como relatora do inquérito por ter também recebido o processo do advogado Ricardo Tosto, investigado na Operação Santa Teresa, da Polícia Federal, que apura as supostas irregularidades com verbas do BNDES. No entanto, ela considerou que os casos são distintos, devendo o inquérito ser distribuído por sorteio entre os ministros, e não por prevenção, como ocorreu inicialmente.

Tosto está sendo processado na primeira instância da Justiça Federal de São Paulo e ingressou com uma Reclamação (RCL 6036) no Supremo argumentando que o caso deve tramitar na Corte, porque haveria indício de envolvimento de parlamentares na denúncia. Ellen Gracie foi sorteada como relatora do caso e, no último dia 15, determinou o arquivamento da ação. Segundo ela, nenhum parlamentar havia sido denunciado no processo aberto contra Tosto.

Cerca de duas semanas depois, no dia 28 de maio, chegou ao Supremo o inquérito contra o deputado Paulinho, que foi distribuído para Ellen Gracie por prevenção. No dia seguinte, a ministra solicitou a livre distribuição do processo entre os ministros da Corte, pedido analisado e acolhido pelo vice-presidente do STF, ministro Cezar Peluso. Com a livre distribuição, ele mesmo acabou se tornando o relator do inquérito contra Paulinho.

Depois de ser escolhido como relator da ação por meio de sorteio, o ministro Cezar Peluso, que está no exercício da Presidência em virtude da viagem do ministro Gilmar Mendes à Lituânia, determinou nova redistribuição do inquérito. Peluso ressaltou que, exatamente por estar no exercício da Presidência, nenhum processo pode ser distribuído para ele, conforme prevê o artigo 67, parágrafo 2º do Regimento Interno do STF, combinado com o artigo 14, que trata da substituição do presidente da Corte.

RR,MB/LF

Leia mais:

30/05/2008 - Chega ao Supremo pedido de autorização para investigar Paulinho da Força





<< Voltar

Voltar para notícias

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados