JurisWay - Sistema Educacional Online
 
É online e gratuito, não perca tempo!
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Artigos
Fale Conosco
Mais...
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Notícias Jurídicas

Últimas notícias

Procon-MG promove evento Procon-MG fala com Você - Precificação
Eventos - (01/08/2019)

Procon-MG promove 22º Encontro sobre Consumo e Regulação - Boas Práticas na Revenda de Produtos Cárneos
Eventos - (24/04/2019)

Procon-MG promove 7ª Edição do Momento educAtivo com o tema "O que o consumidor deve saber na hora de contratar um empréstimo?"
Eventos - (25/03/2019)

Procon-MG promove 21º Encontro sobre Consumo e Regulação - Proteção de Dados Pessoais e Defesa do Consumidor
Eventos - (20/03/2019)

Procon-MG promove evento no Dia Mundial de Defesa do Consumidor
Eventos - (07/03/2019)

Procon-MG promove Encontro sobre Capacitação em Publicidade de Alimentos e Direitos do Consumidor
Eventos - (25/11/2018)

Procon-MG promove evento sobre boas práticas de preparo e venda de alimentos ao consumidor
Eventos - (15/11/2018)

Procon-MG promove 6ª Edição do Momento educAtivo, dessa vez com o tema "A liberdade de escolha do consumidor sob a perspectiva comportamental"
Eventos - (02/10/2018)

Mais notícias do dia...

Memorial do TJMS guarda peças raras do judiciário sul-mato-grossense

Perguntas e Respostas JurisWay
Ferramentas Facebook:
Envie para um amigo:


Ou compartilhe com todos:

Conservar a história do Judiciário, esse é o papel do Memorial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, criado em dezembro de 2001. No local consta um enorme acervo de livros, periódicos e processos antigos, desde o século 19 e também alguns objetos raros como:
Urnas do século XIX - utilizadas no tribunal do júri
Máquina de escrever - utilizada para escrever no lombo do cavalo, máquina de fazer dinheiro falso
Armas antigas- com a curiosidade de uma ser em forma de caneta
Processo de Inventário do Barão de Vila Maria - Processo de inventário de Joaquim José Gomes da Silva, conhecido como Barão de Vila Maria, datado de 1876, de Corumbá. Um pecuarista conhecido e pai do fundador da Nhecolândia, importante região do pantanal.
Sumário de culpa - processo que retrata acontecimentos de agosto de 1913, que marcaram um conflito entre a polícia e espectadores de um circo quando o Comandante do Destacamento proibiu que os artistas do show fossem vaiados pelos presentes. Como a ordem não foi respeitada várias personalidades saíram mortas do espetáculo.
Processo de desacato e desobediência - datado de 1911, época em que os donos de animais deveriam matriculá-los na Intendência Geral do Município de Campo Grande, de acordo com regras do Código de Postura. Os cães não matriculados eram mortos por envenenamento. O réu, João André da Silva, dono de um animal morto, ficou indignado e obrigou o Fiscal a carregar o cadáver do cão pelas ruas da cidade.
Livro de registro da primeira audiência realizada em Campo Grande- mostra a primeira realizada em Campo Grande de junho de 1911, assinado pelo juiz Arlindo de Andrade Gomes. 
Processo com a carta psicografada pelo médium Chico Xavier - essa carta possibilitou inocentar o bancário João Francisco Marcondes de Deus pelo assassinato de sua esposa, Gleide Dutra de Deus, atingida por um tiro no pescoço, em 1980.
 
O memorial  guarda as notícias publicadas em jornais e revistas, as fotografias e gravações em vídeo e áudio dos eventos do judiciário estadual, além dos discursos dos desembargadores, dos livros históricos dos cartórios e selos comemorativos.
 
Essas histórias só são possíveis de serem reveladas após o trabalho minuncioso de triagem do material que chega no local.

Voltar para notícias

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.
 
Copyright (c) 2006-2019. JurisWay - Todos os direitos reservados