Página
Inicial
JurisWay
é...
Responsabilidade
Social no Brasil
Anuncie
Conosco
Conheça nossos
Colaboradores
Profissionais
Classificados
Críticas e
Sugestões
Busca Geral JurisWay
Login JurisWay


Esqueceu login/senha?
Lembrete por e-mail

Ainda não tem login?
Cadastre-se já!

 
Conteúdo  gratuito.
Cadastro opcional.


Conteúdo JurisWay

 

Fórum de Discussões

Este espaço é destinado ao uso exclusivo dos usuários do site, que podem interagir entre si fazendo suas perguntas e ajudar os outros dando respostas.

Atenção: Os conteudistas do JurisWay não respondem perguntas através do Fórum.

 
indique está página Indique aos amigos
 
Direito Civil
Mostrando 1-4 de 4 registros.

Contrato de Gaveta (14/12/2006 14:36:25)
O que é contrato de gaveta e quais os seus riscos?

Gustavo
. ()
O contrato de gaveta é quando as partes fazem um contrato de compra e venda, ou sua promessa, e não oficializam a negociação em cartório.

Ao se adquirir um imóvel por exemplo, a primeira coisa que se faz é o contrato de compra e venda, aonde nele estarão os termos da negociação.

Depois de assinado e suas firmas reconhecidas as partes vão para um cartório de imóvel e solicitam o registro, e neste último ponto tem-se a titularidade do imóvel transferida para o comprador.

Como explicado acima, existem diversos riscos em se fazer somente o contrato e não o registro, caracterizando assim o contrato de gaveta.

Douglas
FCVS ()
Em 1983 adquirir um apt com combertura do FCVS, fiz venda vida contrato de gaveta, sendo legalizado e quitado em 2008, ocorre que em 1986 adquirir um outro que tb tinha FCVS, vendi também via contrato de gaveta, ocorre que o atual proprietário que legalizar junto a CEF, mas a instituição diz que não é possível porque já fui beneficiado com a baixa da primeira hipoteca, portanto diz que não há com dar baixa na segunda hipoteca por existir residuo é o mesmo não é contemplado pelo FCVC, mesmo tenho sido pago a taxa.

Renata
. (14/12/2006 15:42:26)
Contratos de gaveta são acordos particulares realizados entre o mutuário que adquiriu financiamento com o banco e terceiro, o "gaveteiro", para o qual o imóvel é transferido. Porém, para o banco, o devedor continua sendo o primeiro comprador.
Os riscos dos contratos de gaveta são evidentes: o comprador não registra o seu título, portanto, não se torna proprietário do imóvel; o vendedor, assim, continua figurando como proprietário, podendo vir a ter o imóvel penhorado por credores ou até mesmo vendê-lo para outras pessoas.

Postar mensagem neste tópico

Voltar aos tópicos

Primeira << Anterior [1] Próxima >> Última

 
indique está página Indique aos amigos
 
© Copyright 2024 JurisWay - Todos os direitos reservados