Você não está conectado 
Faça o login no JurisWay:





Não tem conta?
Cadastre-se no JurisWay

Esqueceu a senha?
Crie uma nova

Cursos > Direito Ambiental > Ana Rodrigues

Dano Ambiental

De acordo com o Princípio 16 da Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, fruto de um Tratado Internacional, o poluidor deve em princípio arcar com o custo decorrente da poluição, sendo que, as autoridades nacionais devem procurar promover a internalização dos custos ambientais e o uso dos instrumentos econômicos, levando na devida conta o interesse público, sem distorcer o comércio e os investimentos internacionais.

Por fim, vale reforçar a idéia de que o dano ambiental está atrelado à idéia de responsabilidade ambiental, esta por sua vez objetiva, pois do contrário, seria muito difícil provar a culpa do agente causador do dano.

Doutrina

Direito Internacional Público - Roberto Luiz Silva
Os tratados são instrumentos jurídicos essenciais para a Sociedade Internacional, por abordarem as matérias mais importantes entre os Estados. Além disso, são a forma mais democrática de manifestação da vontade na Sociedade Internacional, apresentando, pelo menos aparentemente, certas vantagens de ordem técnica: podem ser negociados e concluídos em prazos breves; as regras que aprovam podem ser facilmente invocadas sem problemas de prova; são claros e precisos. Os tratados constituem o principal instrumento de cooperação em relações internacionais. A essência dos tratados constitui- se na fonte específica de uma obrigação de Direito Internacional contraída voluntariamente por uma pessoa internacional a favor de outra ou outras e que dá origem, por sua vez, a direitos recíprocos.

Vocabulário

Tratado Internacional: Tratado é o acordo internacional celebrado por escrito entre Estados e regido pelo Direito Internacional, que conste de um instrumento único, quer de dois ou mais instrumentos conexos, qualquer que seja sua denominação particular.

signatário: Do latim signatus. Entende- se a pessoa que assina ou subscreve um escrito ou um documento, por exemplo, a parte de um contrato.





 
20
 
Este módulo possui 22 páginas.
Você está na página 20 (91%)

Voltar ao Início do Curso
Você não está logado! Login
Caso queira salvar este curso em seu histórico, faça login no JurisWay e volte ao início do curso.
Quer ir para uma página específica?

Ou veja a estrutura do curso:

Dano Ambiental

1,953125E-03s - 1,953125 ms