Para Dornelas (2005), a estrutura básica do documento deve conter os seguintes elementos:
1. capa (nome, endereço, tel, site, logotipo, mês, ano e responsável pelo plano);
2. sumário;
3. sumário executivo (síntese das principais informações e descrições);
4. análise estratégica (visão, missão, potencialidades e ameaças, forças e fraquezas, objetivos e metas do negócio, riscos críticos, problemas e premissas);
5. descrição da empresa (história, organização, faturamento, localização, parcerias, equipe de gestão etc);
6. produtos e serviços (características, fornecedores e diferenciais);
7. plano operacional (ações voltadas para o processo produtivo);
8. plano de recursos humanos (nível educacional e experiência dos executivos);
9. análise de mercado (segmentação, crescimento, sazonalidade etc);
10. estratégia de marketing (como a empresa pretende conquistar clientes e vender);
11. plano financeiro (apresentação em números de projeções e dados);
12. anexos (currículo dos sócios, fotos, plantas, roteiros etc).