Logo JurisWay

Curiosidades e Textos Interessantes
Valores humanos


Valores humanos

Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana por isso todos nós devemos tomar conhecimento destes valores , já que a maioria das causas que afligem a humanidade está na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento do real potencial individual , negar seus valores seria como tomar um atalho moral e ético para sua própria realização pessoal com isso causando um desarranjo social.

Falar de valores humanos não é nada fácil , significa, aceitar que nós temos a capacidade de produzir e alterar a realidade ao nosso redor , construída a partir de uma consciência coletiva do que é certo e errado , sendo assim cada individuo é responsável pela sociedade.

Mas o problema começa quando nos acostumamos a relacionar corriqueiramente o termo "ser humano" á falhas e defeitos , "Sou humano, sendo assim tenho meus defeitos..." ou "Errar é humano!" , afirmações como estas passaram a ser na maioria das vezes apenas justificativas para as muitas perdas de valores humanos , claro que sabemos que não existe ninguém perfeito , mas errar é muito diferente de desvios de conduta.

Se alguém lhe mostrasse uma pequena semente dizendo que dentro dela há uma linda arvore que produzirá frutos e flores , você provavelmente acreditaria , pois ,sabe que se a semente for cultivada corretamente em terreno fértil, com os cuidados necessários , nascerá uma planta que produzirá frutos e flores .

Mas, e se eu disser que dentro de você existe uma pequena semente que, por mais imperfeita que você ache que pareça , dela nascerá uma pessoa única no universo ?

Muitos duvidariam! Pois basta proporcionarmos as condições propicias de educação , família , amor , etc e dispensarmos o cuidado necessário , para que essa pessoa brote para o mundo e espalhe as suas sementes.

Mas se ocorrer justamente o contrario , em ambos dos casos não proporcionarmos o mínimo de condições de fertilidade correremos risco de não produzirmos nada ou pior ainda produzirmos uma arvore frágil , com os galhos retorcidos e incapazes de gerar frutos e flores ou uma pessoa com sérios desvios de caráter e valores.

Para resolver estes problemas , necessitamos reconstruir o indivíduo, pois a situação externa de um povo reflete simplesmente a situação interna de cada um de nós.

Não se pode construir uma sociedade justa se não houver homens , mulheres, crianças, idosos, justos.

A mudança de valores começa em cada um de nós , sendo assim você também é responsável por essa mudança.

Autor desconhecido




Os conteúdos do site podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citado o nome do autor (quando disponível) e incluído um link para o site www.jurisway.org.br.


Achou esta página útil? Então....

Curta ou Compartilhe com os amigos:

Conte aos seus seguidores:

Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados