JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Entenda quais são as causas de formação de pedras na vesícula

16/06/2016 Fonte: iSaúde Bahia

Texto enviado ao JurisWay em 16/06/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




A gastroenterologista, Dra. Daniela Gotardo, em entrevista exclusiva ao iSaúde Bahia, comenta sobre a formação de pedras na vesícula.

 Bahiana

 

iSaúde Bahia - Como surgem as pedras na vesícula?

Dra. Daniela Gotardo – Surgem, em geral, quando há uma alteração entre a fração líquida da bile em relação à sua fração “sólida”, tornando a bile menos fluida e gerando pequenos núcleos de cristais que se agrupam cada vez mais, chegando a formar pequenas “pedras”.

 

iSB - O que é lama biliar?

Dra. Daniela Gotardo - Seria o início desse processo, acima descrito, mas ainda sem a formação do cálculo em si. O paciente com lama biliar tem um risco maior de vir a apresentar cálculos de fato.

 

iSB - O que é colelitíase? Quais são os tipos de cálculos biliares? 

Dra. Daniela Gotardo - É a presença de cálculos na vesícula. Os cálculos mais frequentes são de colesterol, seguidos por cálculos de bilirrubinato.

 

iSB - Quais os sintomas da colelitíase? 

Dra. Daniela Gotardo - A maioria dos casos é assintomática. Os sintomas clássicos, quando presentes, incluem dor em cólica, no abdome superior, particularmente quadrante superior direito do abdome. Durante uma “crise” pode haver também náusea, vômitos e sudorese excessiva. Sintomas menos típicos incluem desconforto inespecífico, dor torácica, distensão abdominal, queimação. Os sintomas da litíase biliar, em geral, são desencadeados pela ingestão de alimentos com teor mais elevado de gorduras.

 

iSB - Qual exame deve-se fazer na suspeita de cálculo na vesícula? 

Dra. Daniela Gotardo - O exame inicial, e de boa acurácia para cálculos, é ultrassonografia de abdome. Em situações de diagnóstico mais difícil e quando se precisa investigar complicações, podemos usar tomografia computadorizada de abdome, ressonância das vias biliares, ultrassonografia endoscópica ou mesmo exames de imagem mais invasivos das vias biliares (colangiopancreatografia retrógrada endoscópica).

 

iSB - Qual o tratamento da colelitíase? 

Dra. Daniela Gotardo - O tratamento definitivo da colelitíase é cirúrgico, com retirada da vesícula, juntamente com os cálculos. O tratamento não cirúrgico do qual dispomos é através de medicamento. Esse último tratamento é acompanhado de altas taxas de recorrência dos cálculos.

 

iSB - Para que serve a vesícula?

Dra. Daniela Gotardo - Para armazenar a bile, produzida pelo fígado, e lançar ao duodeno no momento em que uma refeição com gorduras chegue a ele. A bile irá emulsificar a gordura a fim de permitir a sua absorção pelo intestino (o que só pode ser feito se a gordura estiver em pequenas partículas).

 

iSB – Quais os fatores de risco para se ter pedra na vesícula?

Dra. Daniela Gotardo - História familiar, obesidade, idade acima de 40 anos, sexo feminino, gravidez, uso de contraceptivos ou terapia de reposição hormonal. Outros fatores de menor impacto são diabetes mellitus, dislipidemia, doença de Crohn, perda de peso acelerada, sedentarismo, cirrose hepática, hemólise (situação em que há a destruição precoce de hemácias) e alguns antibióticos.

 

iSB – Quais as complicações da pedra na vesícula?

Dra. Daniela Gotardo - As complicações são colecistite aguda, coledocolitíase, pancreatite aguda, além de outras menos frequentes.



Para acessar o site iSaúde Bahia, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados