JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Momento é de cautela nas compras

Custo de computadores e eletrodomésticos, entre outros produtos, pode subir, devido à alta do dólar

Texto enviado ao JurisWay em 10/10/2008.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Nesse período de turbulência econômica, o impulso de comprar deve ser melhor analisado, principalmente se o produto tiver algum componente atrelado ao dólar, moeda que se encontra em franca escalada de valorização frente ao real. O problema é que, com a crise do setor financeiro mundial, os preços de alguns bens tendem a ficar mais caros. Os computadores e aparelhos celulares, por exemplo, merecem atenção, pois cerca de 70% a 80% dos seus componentes são importados. Segundo especialistas no segmento, a previsão de alta no custo do fabricante, caso a crise permaneça por mais tempo, é de 10% a 15%.

O brinquedo é outro item que pode subir, principalmente os que possuem componentes eletrônicos, vinculados ao dólar. O mesmo acontece com os eletrodomésticos, cujo aumento dos preços por conta da moeda norte-americana também podem chegar ao consumidor. Portanto, com a proximidade do Natal, todo cuidado é pouco para evitar gastos excessivos, que podem pesar mais na frente para os consumidores.

Os pacotes de viagens internacionais, por sua vez, já estão mais caros, pelo simples fato de as cotações serem feitas pelas agências de turismo com base na cotação do dólar do dia. A situação internacional faz com que o crédito para financiamentos, como o de automóveis, segmento que vive uma fase de euforia no país, se torne mais restrito.

O crédito para a casa própria continua sendo ofertado normalmente, pelo menos por enquanto, mas os bancos estão sendo mais criteriosos na hora de aprovar os financiamentos. A tendência do mercado imobiliário enquanto permanecer no mundo o clima de incertezas no campo econômico é reduzir o número de lançamentos de prédios até o final de 2009.

Alguns alimentos também não estão imunes ao momento de crise. Com o dólar em patamares mais elevados, existe a possibilidade de altas nos preços. Um dos exemplos mais clássicos é o do pão de sal, que contém grande quantidade de trigo. Este produto normalmente é importado, já que a produção no país é pequena frente a demanda interna pelo produto.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2024. JurisWay - Todos os direitos reservados