JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Consumidores criticam possibilidade de limitação da internet fixa

05/12/2016 Fonte: IG

Texto enviado ao JurisWay em 05/12/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Possibilidade de as operadoras adotarem limite de uso vem sendo discutida desde abril; Anatel proíbe a prática enquanto não toma decisão final 

iStock
Nas reclamações, consumidores citam possíveis dificuldades que teriam com a medida, como a educação à distância

Em  consulta pública realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a possibilidade de limitação da internet fixa está sendo fortemente criticada pelos consumidores. A consulta, que está no ar há 15 dias, já recebeu mais de 1,8 mil contribuições e mais de 12,6 mil pessoas se inscreveram para acompanhar o sistema da Anatel. 

Entre as críticas, alguns consumidores citam possíveis dificuldades que teriam com a medida, como, por exemplo, no mercado de trabalho ou com a educação à distância. Também há muitas reclamações em relação ao serviço prestado pelas operadoras atualmente. Alguns usuários sugerem que, se houver uma franquia, que ela seja de tamanho suficiente para o uso mensal e com preços razoáveis.

De acordo com a Anatel, o objetivo da consulta à sociedade é colher subsídios técnicos que servirão para fundamentar a decisão da agência sobre as franquias de dados na banda larga fixa. “Com isso, busca-se ampliar a transparência e fortalecer os mecanismos de participação social no processo regulatório”, informou a Anatel. Além da consulta publicada no site, a Anatel também encaminhou questões às entidades representativas dos diversos setores envolvidos. 

+ Foca robô promete ajudar idosos com demência no Reino Unido

Limite de dados

A possibilidade de as operadoras de internet fixa adotarem um limite de uso mensal vem sendo discutida desde abril, quando algumas empresas começaram a oferecer pacotes nesses moldes. Inicialmente, a Anatel disse que a regulamentação da agência permite a oferta desse tipo de plano, mas depois o órgão regulador decidiu proibir a prática por tempo indeterminado.

Empresas que oferecem banda larga móvel já adotam a franquia de consumo de internet. Algumas reduzem a velocidade depois que o limite é ultrapassado, enquanto outras cortam o acesso à internet, dando ao consumidor a opção de contratar um pacote de dados maior.

+ Aplicativo de mobilidade só com motoristas mulheres é lançado no mercado

Enquanto a decisão final sobre o assunto não for tomada, com o julgamento do processo administrativo pelo Conselho Diretor da Anatel, as prestadoras que oferecem o acesso à internet por meio de banda larga fixa continuam proibidas de reduzir a velocidade, suspender o serviço ou cobrar pelo tráfego excedente nos casos em que os consumidores utilizarem toda a franquia contratada, mesmo se isso estiver previsto no contrato.

*Com informações da Agência Brasil

 

Fonte: Tecnologia - iG @ http://tecnologia.ig.com.br/2016-12-04/consumidores-internet.html



Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados