Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Além da conveniência e da praticidade, realizar compras on-line também é uma ótima forma de economizar. Em geral, os consumidores encontram um custo mais baixo que em lojas físicas, além de maior variedade de produtos, opções de parcelamentos e promoções mais vantajosas.
O e-commerce também permite facilidades como a pesquisa rápida em uma série de lojas diferentes, com acesso aos comentários e opiniões de outros consumidores sobre o produto, Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar pela internet para garantir a segurança e a da transação.
Verifique se a loja online é de confiança e pesquise preços.
Veja 4 dicas para economizar nas compras on-line
1. Conheça o produto antes
Decida o que você quer comprar e conheça bem o produto, pesquisando em sites, fóruns ou até mesmo com amigos que tenham adquirido o artigo. Se achar necessário, vá até lojas físicas e teste o modelo do celular ou prove o sapato desejado, por exemplo. Assim você decide se realmente é a opção certa para você e garante boas compras on-line.
2. Pesquise em várias lojas
Aproveite a comodidade da internet e pesquise nos sites de busca. Uma boa opção são os serviços que fazem a comparação dos preços de um mesmo produto em várias lojas diferentes, apontando as melhores opções. Pesquise e compare valores, condições de entrega e confiabilidade da loja.
3. Use cupons de desconto
As principais lojas brasileiras oferecem cupons de desconto em alguns sites específicos para compras on-line. Fazendo a busca pelo produto, você pode encontrar descontos de até 50% para a loja com melhor preço no buscador.
4. Aproveite promoções
A frequência de promoções e a porcentagem de desconto na internet é muito maior que nas lojas físicas. Por isso, espere por esses momentos para conferir se o produto desejado está mais em conta e se vale a pena.
Principais cuidados nas compras online
Apesar de todas as facilidades das compras on-line, é preciso ter alguns cuidados para garantir a segurança e a qualidade da transação.
Segundo o serviço de Proteção ao Consumidor (Procon), como o comprador fornece dados pessoais e sigilosos para fechar o negócio, como número do cartão de crédito e endereço, o primeiro passo é cuidar da segurança do computador para evitar que as informações sejam capturadas indevidamente por terceiros.
Além disso, na hora de escolher o site em que serão efetuadas as compras, o consumidor deve assegurar-se de que os responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas são de confiança. Para isso, uma boa dica é verificar em sites como o Reclame Aqui se a loja tem uma boa reputação e quais são os tipos de reclamação de outros consumidores.
Desconfie sempre de preços muito baixos, pois há muitas lojas falsas na internet. O comprador on-line também deve exigir o cupom ou a nota fiscal e guardar todos os dados da compra, como itens adquiridos, valor pago, forma de pagamento e número de protocolo ou do pedido.
Depois da compra, caso se arrependa, a pessoa está protegida pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que permite o cancelamento no prazo máximo de sete dias corridos, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto.
Para acessar o site Terra, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.