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Campanha "Pesquisou, baixou!" objetiva incentivar os consumidores a ativar a concorrência entre os postos - LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS
Mesmo com dois anúncios de redução do preço dos combustíveis vendidos às distribuidoras pela Petrobras em menos de um mês, o consumidor em Sorocaba e Votorantim ainda não viu essa diferença na bomba; pelo contrário, está pagando dez centavos a mais pelo litro da gasolina. No final de outubro, o preço máximo, por exemplo, era R$ 3,49, agora está em R$ 3,59. Ou seja, para abastecer um tanque de 45 litros, a pessoa pagava R$ 157,05, mas, desde a semana passada, está pagando R$ 161,55, o equivalente a R$ 4,5 a mais. Por conta disso, a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e os Procons de todo o País lançam, nesta sexta-feira, a campanha "Pesquisou, baixou!".
A campanha tem como objetivo conscientizar e estimular os consumidores brasileiros acerca da importância da pesquisa de preços, como forma de adequação do mercado de consumo de combustíveis no Brasil. Por meio da pesquisa de preços e escolha pelos fornecedores que respeitam os clientes, fixando os preços finais de venda de forma transparente, o consumidor tem em mãos o mais poderoso instrumento de regulação que existe em um mercado pautado pela livre iniciativa: a demanda.
Embora os preços sejam livres, compete aos órgãos de defesa do consumidor prezar pela correta harmonia nas relações de consumo, evitando que haja desconfiança dos consumidores sobre eventual não repasse das reduções anunciadas pela estatal de petróleo no Brasil.
Ativar concorrência
Segundo o chefe da Divisão de Proteção ao Consumidor do Procon de Sorocaba, José Antonio de Oliveira Júnior, a movimentação consciente e coletiva dos consumidores pode alterar positivamente o mercado, dando ao segmento de combustíveis a tão esperada concorrência que reflita em melhoria de atendimento e de preços ao consumidor. "A ideia é que o consumidor pesquise e escolha abastecer o tanque de seu veículo naquele posto que não praticou os aumentos", avalia Júnior.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato com um dos canais de atendimento do Procon Sorocaba: 0800-148029 ou 151, ou ainda pela internet -- www.consumidor.gov.br --, ou pessoalmente: Unidade Central, rua Nogueira Martins, 513, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h; e nas Casas do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h -- av. Cel. Nogueira Padilha, 1.460, Vila Hortência; av. Ipanema, 3.349, Vila Helena; av. Itavuvu, 3.415, Jardim Santa Cecília; e Unidade Campolim, na av. Antônio Carlos Comitre, 295, Campolim.
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