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O Procon-SP divulgou nesta quinta-feira (1) seu balanço sobre reclamações recebidas durante a semana de Black Friday. No total, foram 1.198 reclamações e 342 pedidos de orientação.
A empresa mais reclamada foi a Adidas, com um total de 284 queixas de consumidores. A marca de artigos cancelou todas as compras feitas por clientes em seu site entre as 6h e 15h do último sábado (26), alegando erro em oferta.
Segundo informou o Procon-SP, a empresa teve mais de 6 mil cancelamentos de compras. O órgão disse que irá chamar a Adidas para pedir o "cumprimento da oferta nos casos de: não entrega, ou cancelamento da venda e, ainda, a mudança de preço para maior na finalização da compra".
Procurada pelo G1, a Adidas não comentou o pedido do Procon-SP até a última atualização desta reportagem.
Em nota divulgada na terça-feira (29), a empresa disse que o problema estava sendo investigado por equipes no Brasil e na Alemanha. “A Adidas é uma empresa comprometida com os seus consumidores e sempre busca atendê-los com o mais alto nível de excelência. Assim, com o intuito de minimizar eventuais transtornos, além de garantir nenhum prejuízo financeiro aos nossos clientes, que terão devolução integral dos valores, estamos entrando em contato individualmente com todos que realizaram compras no período”, esclareceu em comunicado.
Em um segundo comunicado, a empresa disse que os "problemas operacionais" no site foram gerados por" falhas sistêmicas na interface entre nossa plataforma de vendas online e nossos sistemas de back-office que alteraram de maneira aleatória e variada as quantidades de inventário dos produtos disponíveis para venda no período". Acrescentou ainda que "os preços de diferentes artigos foram alterados para R$ 129,99, em alguns casos reduzindo drasticamente seu valor de venda, e, em outros, deixando o produto mais caro que seu preço original, aumentando significativamente, onerando erroneamente os consumidores que concluíram suas compras".
Todos os produtos do site por R$ 129
Consumidores relataram que todos os produtos da marca estavam anunciados por R$ 129. Segundo a empresa, o site da marca passou por “problemas operacionais” e todos dos consumidores foram informados sobre o cancelamento.
A produtora Carina Mazarotto, de 33 anos, contou ao G1 que comprou dois produtos pelo preço anunciado e recebeu a confirmação do pagamento pelo cartão de crédito. Ela disse que pagou R$ 129 por um par de tênis que custava originalmente quase R$ 700. “Achei que era um mega desconto e não quis perder a oportunidade”, afirmou.
Ela conta que, na segunda-feira (28), recebeu um email da Adidas informando que seu pedido havia sido cancelado e que a cobrança não ocorreria. Em troca, a empresa ofereceu um cupom de 30% para compras em suas lojas online.
“Me senti enganada porque só voltaram atrás depois de confirmar o meu pagamento. Eu já estava com expectativa de receber os produtos”, reclama. Carina conta não ter gostado do desconto de 30% e que vai tentar negociar com a empresa uma solução. “Se não der certo pretendo ir atrás dos meus direitos”.
O Procon-SP disponibilizou em seu site a lista das 20 empresas mais reclamandas entre os dias 24 e 29 de novembro.
O e-commerce registrou 2,23 milhões de pedidos durante a última sexta-feira (25), que somaram R$ 1,9 bilhão em vendas, de acordo com dados da empresa de informação financeira Ebit.
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