JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Cuidados a serem tomados antes de fazer um tratamento estético

19/09/2016 Fonte: O Globo

Texto enviado ao JurisWay em 06/10/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




  • Morte de jovem acende alerta

    A morte de uma jovem de 20 anos, esta semana em Brasília, ao fazer bronzeamento artificial em uma clínica clandestina acende o alerta sobre os riscos dos procedimentos e a escolha do local e profissionais responsáveis. O Idec listou as recomendações a serem tomadas antes de se submeter a um tratamento estético
  • Pesquisa é fundamental

    O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor recomenda que se pesquise os resultados e contraindicações do tratamento que pretende fazer, avalie a infraestrutura e as condições oferecidas pelo estabelecimento. Além disso, a pessoa deve se certificar da formação do profissional que irá atendê-la.
  • Visita ao local

    É aconselhável visitar a clínica ou centro de estética antes de contratar o serviço e observar as condições de higiene, se são utilizados materiais descartáveis (seringas e agulhas, especialmente) e se os artigos de uso comum, como toalhas, lençóis etc, são esterelizados.
  • Autorização para funcionar

    Verifique se o estabelecimento tem autorização de funcionamento emitida pelo órgão de vigilância sanitária municipal ou estadual. A licença deve estar afixada em local visível. 
  • Informações essenciais

    O Idec diz que o consumidor deve estar atento se o profissional presta informações claras sobre o tratamento ou se apenas tenta 'empurrar' o serviço. O Instituto ressalta que o principal é que o consumidor tenha seu direito à informação respeitado. 
  • Avaliação prévia

    Além da pesquisa feita pelo consumidor, é fundamental que o profissional faça uma avaliação prévia para saber as condições de saúde do cliente, qual o procedimento mais adequado para o que este procura e quantas sessões serão necessárias para atingir o resultado desejado, ressalta o Idec.
  • Formação do profissional

    O consumidor deve se informar sobre a formação do profissional que irá atendê-lo. Se for médico ou fisioterapeuta, veja se está registrado no conselho de classe e se é ligado a alguma associação científica.
  • Riscos e contraindicações

    Questione quais os riscos, as contraindicações e as limitações do tratamento, e solicite detalhes sobre como os procedimentos serão realizados (que aparelhos e cosméticos serão utilizados, quantas sessões são necessárias etc).



Para acessar o site O Globo, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados