JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Ouvidoria pode ser opção do consumidor para resolver pendências

17/08/2016 Fonte: G1

Texto enviado ao JurisWay em 19/08/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




Canal funciona melhor do que o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Número de brasileiros que reclamam dos SACs aumentou 25% ante 2015.

Quem costuma ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor já sabe. Muitas vezes a dor de cabeça acaba sendo maior do que o problema que você tem em casa, mas é bom ficar atento. As empresas têm um canal que funciona melhor do que o SAC, que é a ouvidoria.

Vanessa achou que já tivesse tudo resolvido com o banco. Só que a cobrança ainda chega. E quando tenta falar no SAC...

“Cai em um atendente, fala que não é ele quem resolve e passa para outro atendente e vai me passando, me passando e nunca que eu acho o tal atendente que vai resolver o meu problema”, afirmou a técnica em patologia clínica Vanessa Ramos Oliveira.

É lei federal. Depois que o consumidor tecla a opção para reclamar, sugerir, tirar dúvida, tem que ser atendido em até um minuto. A partir daí, o atendente só pode transferir a ligação se for para um coordenador. A empresa tem cinco dias para dar uma resposta. A Maria Amélia cansou de esperar. “Passa de um para o outro, você tem que estar sempre repetindo a mesma coisa”, declarou.

O número de brasileiros que procuraram os procons para reclamar dos serviços de atendimento ao cliente aumentou 25% em relação ao ano passado. As principais queixas são que o atendente não soube ajudar, demorou para responder ou porque a cobrança indevida não foi retirada.

Antes de ir ao Procon ou à Justiça, a dica é ver se a empresa tem uma ouvidora. Bancos, planos de saúde, companhias de energia elétrica, de telefonia, por exemplo, são obrigados a ter esse canal de comunicação com o cliente. Para os especialistas em direito do consumidor, a chance de resolver o problema assim é boa.

“É um órgão independente, autônomo, que deve funcionar para que a empresa não lese os consumidores. Tem penalidades e ninguém quer ser penalizado. Quando mexeu no bolso dessas empresas, o que elas fazem é tentar corrigir imediatamente”, afirmou o presidente da Comissão Direito Consumidor, Marlus Riani (OAB–MG)

O cliente precisa ter os protocolos das tentativas de atendimento pelo SAC. Seu Aloísio procurou a ouvidoria depois que o banco descontou tarifas que não devia de uma conta.

“A ouvidoria ligou para o banco e obrigou eles a resolver em poucas horas e resolveu mesmo”, afirmou o vendedor Aloísio Ribeiro de Souza.
Bom Dia Brasil: Falaram o que com o senhor?
Seu Aloísio: Ah! O senhor me desculpe, mil desculpas! E resolveram.



Para acessar o site G1, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados