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 Defesa do Consumidor
 

Aprenda a combater o spam que chega por SMS

21/07/2016 Fonte: Olhar Digital

Texto enviado ao JurisWay em 21/07/2016.

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Aprenda a combater o spam que chega por SMS

Redação Olhar Digital

Se na internet o spam já irrita, no celular ele pode ser ainda mais chato. É um problema que, com a adesão aos aparelhos disparando no Brasil, ficou ainda mais sério por aqui.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que todas as empresas de SMS do país respeitem o opt-in, obrigando-as a esperar até que o cliente solicite o recebimento. Mas criminosos usam servidores piratas para fazer envios e aplicar golpes, o que dificulta a fiscalização.

Eles usam várias técnicas para atacar, induzindo as pessoas a passarem informações pessoais ou números de cartões de recarga pré-pagos.

Como explica a equipe da PSafe, é possível combater esse problema de duas formas. A primeira é solicitando à operadora que bloqueie o envio de ofertas por sms, basta enviar SAIR para 888 (Claro), 55555 (Oi), 4112 (Tim) ou 457 (Vivo).

Além disso, sempre que topar com uma mensagem indesejada, o consumidor pode colocar o número na lista negra da Anatel encaminhando o que foi recebido para 7726.



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