JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

HP comunica recall de baterias por problema de superaquecimento

19/07/2016 Fonte: Procon-SP

Texto enviado ao JurisWay em 19/07/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos




A HP comunicou, nesta segunda-feira (18/7), que realizará reposição das baterias de energia modelo UR18650A, cujo código CT (identificação equivalente ao número de série) é iniciado pelos caracteres 6CGFQ, 6DEMA, 6CGFK, 6EBVA, 6CZMB, 6DEMH, 6BZLU e 6DGAL, vendidas em conjunto com os notebooks de modelo HP, Compaq, Compaq Presario, HP ProBook, HP Compaq, HP Envy e HP Pavilion, as quais foram importadas e comercializadas no país entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014. Nem todas as baterias cujo código CT é iniciado por estes caracteres são afetadas.
 
No comunicado, a empresa informa que estas baterias eventualmente poderão superaquecer provocando incêndio ou queimaduras.
 
O proprietário do notebook cujo o número de baterias estiver relacionado nesta campanha, deverá remove-la e entrar em contato com a HP. A empresa informa que o código CT pode ser verificado na própria bateria ou por meio do HP Support Assistant (programa que pode ser instalado nos notebooks HP).
 
Para confirmar se a bateria apresenta risco e se há necessidade de substituição, a HP disponibiliza o telefone 0800 709 7751 e, em São Paulo, 4004-7751 (opção 5, digitar o código 709) e o site www.hp.com/go/batteryprogram2016 .
 
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
 
O que diz a lei
 
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.
 
A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasilhttp://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.



Para acessar o site Procon-SP, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados