JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Idec lança especial com alerta sobre açúcar 'escondido' em produto

16/06/2016 Fonte: O Globo

Texto enviado ao JurisWay em 16/06/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


por O Globo

 

Brasileiros têm consumido mais de 50% acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de até 10% das calorias da dieta - Arquivo

RIO - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou o Especial Açúcar que você não vê com o objetivo de alertar os consumidores sobre os perigos do consumo excessivo da substância. O material reúne infográficos e dados recentes sobre o assunto e aponta que o Brasil já é o 4º maior consumidor de açúcar (sacarose) no mundo, atrás de países como a China (3º), União Europeia (2º) e Índia (1º).

O especial do Idec alerta para o consumo de açúcar “escondido” nos produtos e traz ainda orientações práticas com base nos direitos dos consumidores.

— É importante estar atento a lista de ingredientes, já que a substância pode ser mencionada com outros nomes como: glicose, maltodextrina, néctares, sacarose e outros — declara a nutricionista do Instituto e responsável pelo material, Ana Paula Bortoletto. Ela ainda sugere que o consumidor opte pelos alimentos in natura ou minimamente processados, de acordo com as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira.

— Não troque comida feita na hora e fique com as sobremesas caseiras, dispense as industrializadas — diz Bortoletto.

Segundo ela, o consumo de açúcar adicionado em produtos ultraprocessados está aumentando no país, enquanto o açúcar de mesa diminui.

— Os brasileiros têm consumido mais de 50% acima do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde, de até 10% das calorias da dieta — As principais fontes são refrigerantes, doces, balas, biscoitos e chocolates. Uma lata de refrigerante de cola, por exemplo, contém 7,4 colheres de açúcar.

— Outra dica é reduzir aos poucos a quantidade de açúcar, já que o paladar pode se adaptar a redução. Mas, na hora de substituir é preciso ter cuidado com os adoçantes. Não há evidência que essa substituição traga vantagens para a saúde e, assim, o paladar continua habituado ao sabor adocicado. Isso estimula as pessoas, principalmente as crianças, a preferir alimentos com sabor mais doce. — Com o especial, Esperamos sensibilizar a todos sobre o tema, destacando orientações que empodere a sociedade a realizar escolhas alimentares mais saudáveis — completa a nutricionista.



Para acessar o site O Globo, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados