Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Por iG São Paulo
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) bateu o martelo e publicou no Diário Oficial da União as Resoluções nº 598 e nº 599, que regulamentam a produção e expedição do novo design da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). A partir do dia 1º de janeiro de 2017, todas as unidades do Detran deverão expedir esses documentos com o novo desenho, substituindo o anterior sem custo adicional.
O documento passa a contar com um novo desenho e dispositivos de segurança, para evitar falsificações. Entre os itens de controle está um código de barras personalizado, mais elementos em relevo e em microimpressão, como o guilhoche (aquela tarja no topo do documento). Com o código de barra, o Contran acredita os agentes de trânsito poderão consultar o documento de forma mais rápida, utilizando um aplicativo no celular.
Dois novos números serão inclusos na CNH: o Registro Nacional e Número do Espelho da CNH (número de identificação nacional) e o número do formulário RENACH (de identificação estadual). A CNH terá o mapa do estado no topo do documento.
Com a decisão do Contran, os departamentos de trânsito têm até o dia 31 de dezembro para se adaptar ao novo sistema. E tem uma boa notícia: a mudança não irá alterar os preços. A substituição será feita aos poucos, quando os motoristas tiverem que renovar os documentos ou tirar a segunda via.
Para acessar o site IG, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.