Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Alguns cuidados simples podem evitar que a gastrite se torne uma úlcera
A gastrite é uma das doenças mais comuns que envolvem o sistema gastrointestinal e seus sintomas principais são sensação de queimação e dores no estômago, além de náuseas e refluxos, causados por uma inflamação aguda nas paredes estomacais.
Uma das causas mais comuns dessa doença é a bactéria Helicobacterpylori,que se hospeda no estômago e estima-se que cerca de 80% dos brasileiros estejam infectados por ela, porém é prejudicial para cerca de 5 a 15% dessas pessoas. Essa bactéria acaba enfraquecendo a mucosa estomacal, possibilitando que o suco gástrico machuque as pareces do estômago.
Alguns cuidados, além do acompanhamento médico e da utilização de medicamentos adequados como o omeprazol, podem auxiliar a reduzir os sintomas e contribuir para a melhora de uma crise de gastrite. Mastigar bem a comida, por exemplo, contribui com o processo digestivo, já que é necessária uma menor quantidade de suco gástrico para digerir a comida. Evitar alimentos muito gordurosos também contribuem com a redução dos sintomas desagradáveis decorrentes de um quadro de gastrite, pois o processo de digestão desses alimentos é ainda mais lento.
Moderar o consumo de café e bebidas alcoólicas também é uma importante medida para evitar a evolução de um quadro de gastrite para uma úlcera, um machucado mais profundo no estômago e que tem como sintomas vômito, fezes com a presença de sangue e febre. O tratamento da úlcera é ainda mais complexo que o de uma gastrite, portanto é importante iniciar o tratamento o quanto antes.
Para acessar o site Jornal do Brasil, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.