Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Fonte: Aqui Acontece
Como parte das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesse domingo (5), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-AL) faz uma série de orientações que visam o consumo consciente. O objetivo é evitar impactos negativos tanto para quem compra quanto para a sustentabilidade da sociedade em geral.
Para tanto, a superintendente do órgão, Flávia Cavalcante, prioriza o consumo responsável e incentiva esse tipo de ação. “Procuramos sempre incentivar e aos consumidores e aos nossos funcionários a importância do consumo responsável. Nós, consumidores, podemos optar pela adoção de atitudes que evitem o desperdício ou o gasto desnecessário de um material”.
A contribuição está em diversas ações e atitudes, como o uso de embalagens recicláveis, o reuso de uma garrafa para virar um castiçal, uma carona solidária, ou no uso das ciclovias. Devemos ainda preferir produtos socialmente justos, economicamente viáveis e ecologicamente corretos.
De acordo com o diretor do Procon/AL, João Neto, o consumidor pode, por meio de suas escolhas, maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de consumo, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Em outras palavras, consumir com consciência de seu impacto nas questões voltadas para sustentabilidade.
“Ações como economizar papel, comprar somente o necessário, evitar as mercadorias com muitas embalagens, dar preferência ao refil de um produto, evitar o desperdício de alimentos e outros produtos, economizar água, levar sua própria sacola ao fazer compras, são boas formas de consumir de maneira responsável”, afirma.
Além de conscientizar os consumidores, a superintendente do órgão destaca a importância da conscientização e qualificação de seus funcionários. “Um dos meus objetivos à frente do órgão é sensibilizar e conscientizar os servidores para a importância de reduzir o desperdício, como o reaproveitamento de materiais, o que os faz pensar sobre seus hábitos de consumo”, salientou.
Consumo Seguro e Saúde
Preocupados com essa prática, o Procon Alagoas participou do curso ‘Formação de Multiplicadores em Consumo Seguro e Saúde’, realizado no Sebrae, em Maceió. A capacitação buscou destacar a importância da fiscalização e educação da população quanto ao consumo de produtos e serviços.
Dentre os assuntos discutidos destacam-se a necessidade da educação para o consumo, a importância da sustentabilidade, o consumo consciente, a segurança dos brinquedos, acidentes de consumo, lesão não intencional, recall, entre outros.
O curso foi uma parceria entre o Sebrae em Alagoas, a Rede Metrológica de Alagoas (Rmal) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
por Agência Alagoas
Para acessar o site Aqui Acontece, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.