Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Gripe pode levar a doençãs secundárias
A pouco mais de duas semanas do início do inverno (a estação começa no próximo dia 21), a preocupação com a “temporada de gripes” começa a rondar as casas. Principalmente, com os quadros mais severos, como H1N1, que podem levar a doenças secundárias, com consequências graves. A mais comum é a pneumonia, mas é possível também que gripes fortes acarretem casos de otite e sinusite, além de agravarem asma, insuficiência cardíaca e diabetes.
As doenças secundárias podem ocorrer porque as gripes severas desregulam o metabolismo e reduzem a imunidade, segundo o infectologista do Hospital Oeste D’Or, Paulo Santos.
— No caso das complicações respiratórias, a inflamação das vias aéreas também é um fator causal — explica o médico, lembrando que crianças de até 2 anos, idosos e portadores de doenças crônicas estão mais propensos ao agravamento do quadro.
Em geral, as doenças secundárias começam a se manifestar de sete a dez dias após o contágio da gripe, de acordo com o médico intensivista Márcio Viçoso, coordenador do CTI do Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador.
Para evitar que isso aconteça, é importante beber muita água e lavar bem as mãos. Se os sintomas de outras doenças começarem a aparecer, será preciso fazer avaliação médica.
A transmissão de gripes e resfriados se dá principalmente pela disseminação de gotículas que a pessoa infectada expele quando fala, tosse ou espirra. Superfícies e objetos infectados em ambientes frequentados por muitas pessoas, como escolas, empresas e transportes coletivos, também propiciam a contaminação.
Para acessar o site Extra, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.