JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Monte uma lancheira mais saudável para o seu filho

18/05/2016 Fonte: Universo Jatoba

Texto enviado ao JurisWay em 18/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 

 

por Universo Jatoba

A dica de hoje é para as mamães que se preocupam com a alimentação das crianças. Comer na escola pode não ser uma opção saudável, dependendo do que é servido ou das condições de higiene do local. Por isso, levar a lancheira de casa é uma alternativa mais interessante quando se pensa em saúde. “Para os pequenos em fase de desenvolvimento, as refeições feitas no colégio desempenham um papel importantíssimo”, diz a pediatra Sonia Liston, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

O cardápio diário das crianças deve conter as quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e vitaminas, além da quantia suficiente de gorduras. “A alimentação equilibrada ajuda a evitar doenças e propicia um desenvolvimento integral da criança”, diz. Mas não é uma tarefa fácil. Os pais têm de aprender a lidar com o gosto dos pequenos, que nem sempre estão interessados em uma refeição balanceada. “Esse é um trabalho de ‘formiguinha’, mas que costuma trazer mais resultados a médio prazo”, explica.

Os pais devem explicar que ela não precisa gostar de tudo, mas que deve experimentar algumas opções. “Para as crianças mais resistentes a ingestão de frutas e verduras, a recomendação é de incentivar a aceitação gradativa de, pelo menos, duas ou três frutas e verduras”, recomenda.

Segundo ela, vale incentivar o consumo de mini cenouras e tomates do tipo cereja, assim como sucos naturais, água de coco e chás, que devem ser preferidos aos refrigerantes. “No calor, é melhor evitar os achocolatados e iogurtes e priorizar as frutas da estação”, indica. Tudo deve seguir acondicionado em lancheiras que mantenham a temperatura mais baixa do que a do ambiente.

“Caso os pais suspeitem que a criança possa estar com alguma deficiência na alimentação, o melhor é procurar o pediatra de confiança para avaliar o crescimento do paciente e decidir qual seria o suplemento adequado, quando necessário”, orienta. A falta de vitaminas na fase de desenvolvimento pode acarretar doenças como anemia, raquitismo, infecções de repetição e distúrbios visuais, entre outras.

Confira seis dicas valiosas para lembrar na hora de montar a lancheira:

1 . Evite chocolates, salgadinhos e biscoitos recheados. Essas opções são ricas em gordura trans, açúcar e sal.

2 . Prefira sucos naturais de fácil preparo. Clique aqui e confira dicas de bebidas saudáveis para as crianças.

3 . Evite oferecer o refrigerante como opção. Veja mais aqui. 

4 . Dê preferência às frutas da estação. Clique aqui e veja uma lista com a época ideal de cada fruta.

5 . Evite frituras e embutidos, como batata frita e salsicha.

6 . Opte por lancheiras que mantenham a temperatura mais baixa do que a do ambiente.


Para acessar o site Universo Jatoba, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados