Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Desemprego em alta, renda em baixa, economia em recessão. Nesse cenário, muitos brasileiros precisam cortar gastos antes considerados essenciais para não se endividarem. Para os que já estão endividados, é preciso apertar ainda mais o orçamento.
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) ouviu mais de mil consumidores, que relataram o que têm feito para economizar e enfrentar a crise. As estratégias foram reunidas na cartilha "Dicas de Ouro para Você Economizar".
O material é gratuito e está disponível para download por meio do link: http://zip.net/bjrF9j (endereço encurtado e seguro). Para baixar o arquivo, é preciso informar nome, e-mail e CPF.
O UOL selecionou 10 dicas. Confira.
Pense antes: você precisa mesmo disso? Se for comprar, compare o preço antes, em mais de três lugares. Use a internet também para procurar produtos com desconto.
Prefira sempre comprar à vista para não se apertar no fim do mês. Se optar pelo parcelamento, fique atento aos juros. Evite pagar o valor mínimo do cartão de crédito ou entrar no cheque especial.
Sempre que possível, pechinche. Outra sugestão: faça a compra do mês em diferentes supermercados, aproveitando as promoções de cada um.
Sempre que sobrar algum dinheiro, resista a fazer uma compra mesmo que dê para pagar. Compre apenas o necessário e poupe. Gastos inesperados não mandam aviso.
Para a família não entrar no vermelho, ou para sair dele, é preciso que cada um faça a sua parte. Crie metas de economia para gastos recorrentes, como conta de luz e de água, e tome medidas para a alcançá-las.
Desligue todos os equipamentos eletrônicos de casa possíveis antes de sair para trabalhar (a geladeira não pode!).
Assim que terminar de recarregar o celular ou outros equipamentos, tire os carregadores da tomada.
Reutilize a água da máquina de lavar, durante as trocas de água, para lavar o quintal ou dar descarga no banheiro.
Opte por programas de lazer mais econômicos, como passear em parques ao ar livre ou assistir a filmes em casa. Reduza passeios no shopping, cinemas, viagens ou comer na rua.
Estabeleça uma meta de poupança. Todo mês, assim que receber seu salário, separe um valor (por exemplo 15%) e guarde-o. Dê a este valor a mesma importância que você dá a uma conta que paga todos os meses
Para acessar o site Uol, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.