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 Defesa do Consumidor
 

De airbags a para-brisas: cinco montadoras anunciam recalls

09/05/2016 Fonte: O Globo

Texto enviado ao JurisWay em 09/05/2016.

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Ao menos 3.886 veículos devem retornar à oficina para reparos

 

Hyundai Equus 2012: problemas no limpador de para-brisas - Divulgação

RIO — Além da Toyota, que, na terça-feira, anunciou recall na nova Hilux no Brasil, devido a um problema no software de controle dos airbags, outras montadoras estão convocando de volta às oficinas para verificação de problemas identificados em veículos de suas marcas. No caso da Toyota, a campanha envolve 139 unidades das picapes Hilux CS (cabine simples) e Hilux CD (cabine dupla), ano/modelo 2015 e 2016, fabricadas entre outubro de 2015 e abril de 2016. 

Problemas no limpador de para-brisa

Também na terça-feira, a Hyundai convocou os proprietários dos veículos Equus e Genesis, abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca, a partir de 1º de junho, a inspeção e substituição do kit de cobertura do motor do limpador de para-brisa. Estão envolvidas 94 unidades do Eqqus e 123 do Genesis.

Veículos envolvidos, todos importados, são dos modelos Equus, com data de fabricação de 10 de julho de 2011 a 12 de junho de 2012, com chassis (não sequenciais) de KMHGH41FBCU048500 a KMHGH41FBDU058941, e modelos Genesis C4, fabricados entre 5 de agosto de 2011 a 28 de abril de 2012, com chassis (não sequenciais) KMHGC41KBCU16950 a KMHGC41KBDU200159.

No comunicado, a empresa informa ter constatado que os veículos envolvidos estão equipados com uma vedação de borracha na cobertura do motor do limpador do para-brisa e de sua placa eletrônica de controle que pode ter sido produzida fora das especificações do projeto. Ao longo do tempo e do uso, essa borracha poderá deteriorar, permitindo, eventualmente, a entrada de umidade na cobertura, causando corrosão no circuito impresso da placa eletrônica e, consequentemente, o não funcionamento correto do motor do limpador. Se os limpadores ficarem inoperantes durante condições de chuva, a visibilidade do condutor poderá ser prejudicada, podendo incorrer, em casos extremos, em acidentes graves.

A Hyundai orienta para que o condutor fique atento a qualquer indício de mau funcionamento do limpador. Se identificada alguma operação imprópria, deverá procurar imediatamente o serviço autorizado da marca. Para mais informações, disponibiliza o telefone 0800 770 3355, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e o site da montadora.

Software do sistema eletrônico

 

Jeep Grand Cherokee 2014 - Marcelo Cosentino / Agência O Globo

Já a Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda (FCA) comunicou os proprietários dos veículos Jeep Grand Cherokee, modelos 2014 e 2015, e Chrysler 300, modelos 2012e 2014, com numeração de chassis (não sequenciais) de 2C3CCAEG9CH114454 a 1C4RJFBM7FC918486, que será necessário atualizar o software do sistema eletrônico destes veículos. No comunicado, a empresa informa que os mecanismos existentes para prevenir que o consumidor saia do veículo sem ter colocado o câmbio da função PARK (P) foram considerados insuficientes. Caso o condutor não posicione corretamente o câmbio de seu veículo na função mencionada e não acione o freio de estacionamento enquanto o motor estiver ligado, o veículo poderá movimentar-se inadvertidamente, aumentando os riscos de ocorrência de acidente, com conseqüentes danos físicos e materiais ao motorista, passageiros e terceiros.

A FCA esclarece que convocará os proprietários dos veículos envolvidos para a segunda fase do chamamento assim que a solução técnica estiver disponível. Para evitar risco de acidentes, a empresa alerta para que o condutor ao estacionar o veículo, sempre posicione o câmbio na função PARK (P), desligue o motor e acione o freio de mão. Para mais informações, a montadora disponibiliza os telefones 0800 703 7150 (JEEP) e 0800 703 7130 (Chrysler) e os sites www.jeep.com.br e www.chrysler.com.br.

Novamente, os airbags

 

Mercedes-Benz Classe C 2008: abertura involuntária ou não abertura no caso de colisão - Divulgação

Mercedes-Benz do Brasil LTDA divulgou campanha de chamamento dos veículos Mercedes, Classes C200 Kompressor, C280, C350, C63 AMG e GLK 280, em razão da possibilidade de abertura involuntária dos airbags ou de sua não abertura em caso de colisão. De acordo com a montadora, a campanha, iniciada em 28 de março, abrange 3.529 automóveis, importados, produzidos no período de 11 de janeiro de 2007 a 3 de dezembro de 2008, e colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não sequencial, compreendida entre os intervalos WDDGF41W68A000541 a WDDGH41X59F299432, para modelos C 200; WDDGF54W48A006646 a WDDGF54X29F293059, para modelos C 280; WDDGF56WX8A000542 a WDDGF56X99F222048, para modelos C 350; WDDGF77X68F128315 a WDDGF77X39F290355, para modelos C 63 AMG; e WDCGG81D99F237343 a WDCGG81DX9F276748, para modelos GLK 280.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Mercedes-Benz destacou ter constatado que “a impermeabilização do módulo de controle do sistema de segurança complementar pode não ter sido realizada adequadamente, podendo ocasionar corrosão nos contatos internos do módulo de segurança complementar”. Nessa condição, “a corrosão pode levar à não ativação dos airbags em casos de colisão frontal ou à deflagração involuntária desses, aumentando o risco de um potencial acidente, podendo, em ambos os casos, causar possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e/ou terceiros”. Mais informações podem ser obtidas junto à Mercedes-Benz, por meio da Central de Relacionamento pelo telefone 0800 970 9090 ou pelo site da empresa.

Fissuras no bocal da saída de combustível

Na semana passada, a Jaguar Brasil publicou comunicado convocando o proprietário do Jaguar XF, ano/modelo 2009/2010, fabricado em 15 de janeiro de 2009 e de chassi SAJAA08Y5AMR46263, para realizar a substituição do bocal de saída de combustível. A empresa diz ter constatado a possibilidade de fissuras no bocal de saída de combustível que poderá causarvazamento de combustível e, em situações extremas, o acúmulo e formação de poça sob a traseira do veículo, quando estacionado. Nestas condições e na presença de uma fonte de ignição (faísca), esta situação poderia originar incêndio, com possibilidade dedanos físicos e/ou materiais aos ocupantes e terceiros. O tempo de reparo é de 45 minutos. Para mais informações, a Jaguar disponibiliza o telefone 0800 729 1420, das 9h às 18h, desegunda a sexta-feira, o e-mail cliente@jaguarbrasil.com.br e o sitewww.vw.com.br.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.



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