Últimos artigos
Qual o tempo máximo que podemos ficar sem tomar banho? Médicos respondem 19/06/2017
Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação regular de sangue 19/06/2017
Ministério da Saúde lança plataforma exclusiva para promoção à saúde 19/06/2017
Comissão da Câmara aprova proibição a limite na banda larga fixa19/06/2017
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares a partir de junho 19/06/2017
Quer saber se um produto tem registro? 19/06/2017
Ministério da Saúde anuncia acordo para reduzir sódio em alimentos19/06/2017
Transparência e ética em debate pelo setor de saúde19/06/2017
Como checar sua pontuação de crédito e o que ela diz sobre você 19/06/2017
Projeto proíbe limite de tráfego na banda larga fixa19/06/2017
Apesar da inflação oficial do país ter perdido um pouco da força em fevereiro – o acumulado em 12 meses ficou em 10,3%, depois de bater 10,7% no fechamento de 2015 –ainda não há sinais evidentes de alívio real para o bolso dos consumidores. Em cenários como este, todo mundo sabe que a comparação de preços é uma estratégia para tentar gastar um pouco menos.
Neste sentido, é bom prestar atenção em uma estratégia de marketing muito utilizada, que consiste em acelerar a sua decisão de compra. Obviamente, a escolha é direcionada para aquele produto que é mais interessante para o vendedor e pior para o seu bolso. Quando você não consegue escolher entre dois produtos, adicionar um terceiro pode facilitar o processo. A técnica é conhecida como Efeito Decoy.
De um modo geral, a terceira opção funciona apenas como uma base de comparação, de forma que destaca aquele produto que parece ser dominante. Em muitas situações, essa terceira opção é colocada ao lado de outras de propósito, de modo a incentivar os consumidores a escolherem determinado produto.
Para mostrar como isso acontece no cotidiano, pesquisei os preços oferecidos para planos pré-pagos de uma operadora de celular. Os valores seguem na tabela abaixo.
Como é possível perceber, as opções A e B podem gerar dúvida porque A é um pouco mais cara, mas tem o dobro de bônus de voz em relação a B. Por outro lado, se a pessoa estiver interessada somente no pacote de internet, a opção B é mais vantajosa. Para resolver o dilema, a opção C é inserida. A validade menor do terceiro pacote e os demais itens inferiores destacam o plano A, que tem a mesma duração e pacote de internet que B, além de bônus de voz maior.
De certo modo, a técnica pode parecer útil para ajudar na tomada de decisão, mas a verdade é que serve de isca para que você escolha aquilo que estão direcionando você a comprar. Se você compara preços na intenção de se proteger da inflação, é melhor prestar mais atenção nisso. Se estiver sendo induzido a levar a opção mais cara, reflita se você realmente precisa de tudo que está sendo oferecido no serviço. Pagar menos por uma opção mais simples pode te atender perfeitamente.
Para acessar o site G1, clique aqui.
Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.