JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor
 

Procon notifica clínicas por preço abusivo de vacina contra H1N1

12/04/2016 Fonte: Ascom/Procon

Texto enviado ao JurisWay em 03/05/2016.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 


Fonte: Alagoas 24 horas

Na manhã desta segunda-feira (11), o Órgão de Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) notificou quatro clínicas e laboratórios  a prestarem esclarecimentos sobre denúncias de aumento abusivo do preço da vacina contra a gripe H1N1.

“Após as denúncias de consumidores, fomos averiguar se de fato houve o aumento dos preços, e principalmente, o que motivou isso”, esclareceu a superintendente Flávia Cavalcante.

As clínicas visitadas foram: Clinvacin, Clinvacin (Harmony), Previnir Vacinas e a Pediatria 24 horas. Em uma delas, foi constatado o aumento de 50% do preço anterior ao primeiro lote.

“Vimos uma clínica onde o preço cobrado anteriormente era R$ 80,00, e hoje está por R$ 120,00. Por conta disso, a partir do CNPJ da empresa, solicitamos a nota fiscal para analisar se houve ou não a vantagem manifestamente excessiva, como dito no Art. 39 do CDC”, explicou João Neto, diretor do órgão.

Após a notificação, os hospitais terão até dez dias para apresentarem justificativa. Caso seja constatado reajuste abusivo, as empresas serão autuadas e deverão pagar uma multa.  

“Mesmo não havendo um preço tabelado, as instituições devem explicar e comprovar o motivo do aumento. O consumidor que encontrar um preço acima da média deve entrar em contato com o Procon para que o local seja notificado”, destacou Flávia Cavalcante.  

De acordo com as empresas notificadas, o reajuste se deu por conta dos fornecedores, que aumentaram em 13,5% o valor das vacinas.

Nos quatro locais visitados, os preços variavam entre 90 e 120 reais. Durante a fiscalização, nenhuma das clínicas possuía estoque da vacinação trivalente nem tetravalente contra a gripe. De acordo com as empresas, a previsão é que o novo lote chegue a partir do dia 15 de abril.

 

Alagoas 24 horas
Para acessar o site Alagoas 24 horas, clique aqui.

Nossas notícias são retiradas na íntegra dos sites de nossos parceiros. Por esse motivo, não podemos alterar o conteúdo das mesmas até em casos de erros de digitação.

Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados