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Texto enviado ao JurisWay em 11/07/2014.
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NOVA YORK - Uma iniciativa global que pretende apresentar informações confiáveis sobre o impacto de um produto sobre o planeta acaba de ser lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) em parceria com a Consumers International (CI), organismo que reúne entidade de 220 países. O objetivo é ajudar governos, entidades certificadoras, empresas e ONGs a identificar os impactos sociais e ambientais de determinadas mercadorias, incentivando o consumo sustentável.
O Programa de Informações do Consumidor (PIC ou CIP, na sigla em inglês) espera colaborar com a conscientização dos consumidores para que, na hora da compra, saibam optar pelos produtos menos agressivos ao meio ambiente.
“O consumo e a produção sustentável significam fazer mais e melhor com menos”, disse Achim Steiner, subsecretário-geral das Nações Unidas e diretor executivo do Pnuma, durante o lançamento da iniciativa.
MAIS ACESSO À INFORMAÇÃO CORRETA
Entre outras funções, o PIC vai revisar ferramentas de informação e sistemas, tais como: normas voluntárias, rotulagem ambiental e abordagens de marketing. Segundo a Consumers International, o programa quer melhorar a disponibilidade, o acesso e a qualidade de informação do consumidor, além de melhorar a comunicação para impulsionar a mudança comportamental e assegurar que o consumidor esteja seguro para tomar decisões.
“Quer se trate de segurança alimentar, serviços financeiros, economia digital ou a proteção dos consumidores, nossas soluções devem ser sustentáveis ambientalmente, socialmente e economicamente para todos. Nosso trabalho com este programa é parte importante de nossa missão para encontrar as melhores formas de ajudar as pessoas”, afirmou Amanda Long, diretora geral da CI para a América Latina. A entidade vai liderar o programa junto com os governos de Alemanha e Indonésia.