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Texto enviado ao JurisWay em 27/05/2014.
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O Procon-SP autuou 29 agências bancáriaspor má prestação do serviço relacionada à demora do atendimento aos consumidores. Durante a fiscalização, foram considerados itens como quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes no autoatendimento e presença de orientadores.
A operação, feita em diversas regiões da capital paulista, foi realizada em maio de 2014. Os fornecedores responderão a processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ao final serem multados. As multas variam entre, aproximadamente R$ 494 a R$ 7,41 milhões.
Para as autuações o Procon-SP se baseia em compromisso firmado entre as instituições financeiras e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que indica o tempo máximo de espera – período compreendido entre a entrada do consumidor na fila e o início do seu atendimento – de 20 minutos para dias normais e de 30 minutos para dias de pico.
O monitoramento aconteceu tanto em dias de pagamento como nos outros dias normais. A equipe de fiscalização monitorou um total de 83 agências bancárias, as quais tinham reclamação registrada por consumidores no atendimento do Procon-SP.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento do órgão.