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Texto enviado ao JurisWay em 23/05/2014.
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Diante do pé no freio nas vendas, comércio recorre a promoções para atrair clientes de volta
Rio - Com o orçamento cada vez mais apertado, brasileiros estão menos dispostos a gastar dinheiro e forçam o setor de comércio a investir em campanhas promocionais para atrair a clientela. Divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu seu menor índice desde 2011, quando teve início a série histórica.
O levantamento manteve a tendência de queda desde o começo do ano e apresentou recuo de 2,3% em abril, com 122,4 pontos. A variação anual, por sua vez, mostrou queda de 4,2%. Apesar do resultado negativo, os números ainda se mantêm acima da zona de indiferença de 100 pontos e não configuram um cenário de crise.
Economista da CNC, Juliana Serapio explica que a intenção de consumo das famílias deve continuar caindo. “Talvez no período da Copa do Mundo essa situação mude, mas seria apenas um quadro temporário”, avalia.
Segundo ela, não há dados suficientes para prever se os resultados podem chegar a 100 pontos até o fim do ano, mas o movimento de queda deve ser observado pelo comércio e serviços. “Qualquer desaceleração é preocupante. A situação ainda está sob controle, mas as famílias estão cada vez mais endividadas e seguram mais os gastos”, afirma Juliana.
Inflação pressionada, taxas de juros em alta e incertezas sobre o futuro do país estão entre os motivos que levam os brasileiros a gastarem menos. “A proximidade das eleições faz com que as pessoas fiquem mais receosas, principalmente funcionários públicos”, diz a economista.
Shoppings fazem campanhas
Para quem está com a situação financeira equilibrada, esse é o momento ideal para aproveitar as ofertas e os agrados oferecidos pelos shoppings.
O Boulevard Rio Shopping e o Nova América, por exemplo, promovem do dia 28 deste mês até 1º de junho o Feirão Eletro Boom, com ofertas no de eletrodomésticos e eletrônicos. Será possível encontrar fogão quatro bocas a partir de R$ 299,90, além de fritadeiras por R$ 499.
No Norte Shopping, a C&A está com 60% de desconto. Já no Recreio Shopping há lojas com promoções de 30% a 40%. Na onda da Copa, o Shopping Grande Rio preparou um novo espaço para troca de figurinhas do álbum do Mundial. O Bangu Shopping, por sua vez, vai sortear um automóvel Fiat 500 0km, entre outros brindes.
A rede BR Malls (Center Shopping, Ilha Plaza, Plaza Shopping, Shopping Tijuca, West Shopping e Via Brasil), por sua vez, oferece SPAs e aparelhos de massagem para os clientes com preços promocionais. Nas poltronas massageadoras, o valor varia de R$ 2 a R$ 20, dependendo do tempo. Os tratamentos de relaxamento feitos por profissionais, porém, são encontrados por R$ 25, podendo chegar a R$ 97.
Mundial, obras públicas, greves e protestos atrapalham o comércio
Presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio), Aldo Gonçalves confirma que o comércio tem sentido a retração dos consumidores. Para minimizar esse cenário, ele conta que as lojas procuram investir em promoções e publicidade. “A Copa do Mundo também vai afetar negativamente o setor, pois tira o foco do consumo. Os turistas só compram lembranças, pois a maioria dos produtos no Brasil são mais caros que no exterior, em função da carga tributária. As obras, protestos e greves também atrapalham o consumo”, critica.
A rede Casas Bahia, apesar disso, decidiu pegar carona no Mundial de futebol para lançar a campanha ‘Emoção em dobro’, uma parceria com a Samsung. Quem comprar uma TV da marca de 60 polegadas pode levar um segundo televisor de 51 polegadas por R$ 1 se o Brasil conquistar o título de hexacampeão. Segundo a empresa, os aparelhos já estão no estoque.
A concessionária de automóveis Distac, por sua vez, oferece opções com entrada parcelada sem juros, IPVA grátis e financiamento em até 60 vezes para atrair consumidores.
Shoppings fazem campanhas
Para quem está com a situação financeira equilibrada, esse é o momento ideal para aproveitar as ofertas e os agrados oferecidos pelos shoppings.
O Boulevard Rio Shopping e o Nova América, por exemplo, promovem do dia 28 deste mês até 1º de junho o Feirão Eletro Boom, com ofertas no de eletrodomésticos e eletrônicos. Será possível encontrar fogão quatro bocas a partir de R$ 299,90, além de fritadeiras por R$ 499.
No Norte Shopping, a C&A está com 60% de desconto. Já no Recreio Shopping há lojas com promoções de 30% a 40%. Na onda da Copa, o Shopping Grande Rio preparou um novo espaço para troca de figurinhas do álbum do Mundial. O Bangu Shopping, por sua vez, vai sortear um automóvel Fiat 500 0km, entre outros brindes.
A rede BR Malls (Center Shopping, Ilha Plaza, Plaza Shopping, Shopping Tijuca, West Shopping e Via Brasil), por sua vez, oferece SPAs e aparelhos de massagem para os clientes com preços promocionais. Nas poltronas massageadoras, o valor varia de R$ 2 a R$ 20, dependendo do tempo. Os tratamentos de relaxamento feitos por profissionais, porém, são encontrados por R$ 25, podendo chegar a R$ 97.