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Bancos devem informar as agências que estão funcionando durante a greve dos vigilantes

Texto enviado ao JurisWay em 16/05/2014.

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Bancos devem informar as agências que estão funcionando durante a greve dos vigilantes
16/5/2014
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Passeata dos vigilantes em greve: a paralisação dos profissionais tem afetado a rotina de funcionamento das agências bancárias
Foto: Pedro Kirilos/09-05-2014
 
Com a greve dos vigilantes bancários na cidade do Rio de Janeiro, que já dura mais de 20 dias, a Secretaria de Estado de Proteção e Direito do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, instaurou medida cautelar para orientar e minimizar os prejuízos dos usuários dos bancos. De acordo com a medida, os bancos Bradesco, Itaú, Caixa Econômica, Banco do Brasil, HSBC, Santander e Citibank devem divulgar através de seus canais de atendimento (telefone, caixas eletrônicos e sites institucionais) quais as agências que estão funcionando. Além disso, os bancos devem informar aos usuários se existem serviços suspenso e quais são eles. Os bancos possuem um prazo de 48 horas, após serem notificados, para cumprir a medida.

De acordo com o Procon RJ, várias agências dos bancos citados não estão funcionando, o que causa prejuízos à população. O órgão diz ainda que as instituições atingidas deveriam ter elaborado alguma medida preventiva para a greve, uma vez que ela já vinha sendo anunciada pelos vigilantes há algumas semanas.

Além da medida cautelar, o ato sancionatório do Procon Estadual determina que as instituições notificadas apresentem um plano de contingência de até 30 dias para casos de greve de alguma das categorias de trabalhadores, como bancários, vigilantes e transportadores de valores, que possa afetar o serviço oferecido pelas agências.

O Itaú Unibanco ressalta que tem quase 700 pontos de atendimento no Estado do Rio de Janeiro que alguns deles podem ser impactados pela greve dos vigilantes. Entretanto, o banco destaca que pagamentos e outras operações feitas nos caixas também podem ser realizadas pelos canais remotos da instituição, como o Itaú 30Horas na internet (www.itau.com.br), pelo telefone (4004-4828 ou 0800 970 4828) e ainda nos caixas eletrônicos – onde os clientes podem fazer mais de 300 transações. O banco informa ainda que consumidores que não tenham contas no Itaú também podem realizar pagamentos nos caixas eletrônicos da instituição usando os cartões de débito.

O Santander informa que, nas agências cujo atendimento está intermitente em razão da manifestação dos vigilantes, existe a presença de um funcionário direcionando os clientes às agências mais próximas. O banco ressalta que o autoatendimento de todas as agências da cidade do Rio está disponível para transações do dia a dia.

O Bradesco informa que todas as agências ofereceram atendimento hoje.
Já o Banco do Brasil aguarda a notificação do Procon-RJ para avaliar as medidas a serem adotadas.

Contatados HSBC, Citibank e Caixa ainda não responderam.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/bancos-devem-informar-as-agencias-que-estao-funcionando-durante-greve-dos-vigilantes-12500225#ixzz31t1swKCZ
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Fonte: O Globo - Online
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