JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Demanda por televisões aumenta

Texto enviado ao JurisWay em 16/05/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Demanda por televisões aumenta
15/5/2014
imagem transparente

A realização do maior evento de futebol em solo brasileiro aumentou significativamente a disposição do consumidor em comprar uma nova televisão. Entre os brasileiros que pretendem adquirir algum produto bem durável, um em cada três (34,2%) tem a intenção de comprar um novo aparelho de televisão até o mês de junho, para assistir a Copa do Mundo com conforto e qualidade de imagem.

Interesse é pelas televisões de tela grande, com preferência para os aparelhos acima de 42 polegadas. Foto: Douglas Macedo

O resultado é o dobro da média da série histórica (16%) da pesquisa Perfil Econômico do Consumidor (PEC), realizada pela Fecomércio-RJ/Ipsos em março deste ano. Em Niterói, não poderia ser diferente: a procura pelo eletrônico é grande em diversas lojas, além do serviço de TV por assinatura, que também apresentou crescimento.

De acordo com o diretor da TV4ISP, que fornece pacotes de canais por assinatura para as operadoras, Lucas Araújo, como os jogos serão sediados no País, a expectativa é que os telespectadores brasileiros assistam a todos os jogos, aumentando a demanda pelos canais esportivos.

“O público não quer ver só os jogos, mas a mesa-redonda, debates sobre o tema e uma riqueza de detalhes nas imagens. Por isso, também buscam um aparelho de televisão de qualidade superior, de LED, full HD, 3D, entre outros. Todo o mercado está aquecido”, explica o empresário.

De olho nesse mercado, as lojas estão ampliando a oferta das televisões, oferecendo produtos cada vez mais modernos. É o caso da Via Varejo, grupo que administra as Casas Bahia e o Pontofrio, que ampliou os estoques em 21%, na comparação com o último trimestre de 2013.

“Na Copa do Mundo de 2010, as tecnologias LCD e LED foram as grandes vedetes entre as TVs. Para este ano, identificamos que o principal interesse dos consumidores são as polegadas a mais, as televisões de tela grande, com preferência para os aparelhos acima de 42 polegadas. Nossa expectativa é de que, com o impulso de dia das mães e a Copa do Mundo, a venda de  TVs dobre”, aponta diretor-executivo comercial do grupo, Henrique Vendramini.

 

Em casa – O publicitário Raphael Dias, de 27 anos, é apaixonado por futebol e até tentou ver os jogos da Copa de perto, na arquibancada, mas não conseguiu ser sorteado. Para não perder a emoção do mundial, ele e a sua mulher, Maria Isabel Barude, de 25 anos, decidiram investir em uma nova televisão.

“Também consideramos ver os jogos em bares e restaurantes, mas além do dinheiro gasto com alimentação e bebidas, esses lugares ficam muito cheios e acaba sendo desconfortável. Decidimos aproveitar que as lojas estão cheias de ofertas para comprar uma televisão de 42 polegadas. Assim poderemos reunir os amigos para assistir aos jogos, com um conforto maior. Também adquirimos um pacote digital HD de uma operadora de televisão por assinatura, para termos acesso aos canais esportivos com a melhor qualidade de imagem”, conta Raphael.

 

Novidade do mercado é a tecnologia HD 4K

A mais nova tecnologia para televisores disponível no mercado brasileiro é a Ultra HD 4K, que traz uma imagem equivalente a duas vezes a resolução das TVs Full HD. Isto significa que uma TV 4K pode ter uma tela significativamente maior, mantendo a imagem nítida e proporcionando uma sensação de profundidade mais intensa. Esses aparelhos custam, em média, a partir de R$ 8 mil.

A LG lançou a tecnologia Ultra HD 4K, com exclusividade em 2012, com o modelo de 84 polegadas. Já em 2013, ocorreu a expansão da linha, com o lançamento dos modelos de 55 e 65 polegadas. E agora, esses modelos chegam ao estado do Rio.

De acordo com a empresa, as TVs Ultra HD 4K podem ser maiores sem perder a qualidade pois os pixels são menores, permitindo que o telespectador chegue mais perto da tela sem distorcer a imagem.

“Apostamos na rápida expansão do segmento 4K, pois o crescimento do mercado de telas grandes criou a necessidade de uma melhora no padrão de qualidade de imagem. Além disso, ao contrário do que ocorreu no passado, em que o sistema de transmissão era a principal barreira para a disseminação de novas tecnologias, a consolidação da tecnologia Ultra HD 4K será mais fácil, graças ao rápido crescimento e penetração da banda larga no País. Hoje, acreditamos que o 4K será favorecido, principalmente, pela reprodução de conteúdos diretamente da internet, via Streeming”, afirma Fernanda Summa, gerente de marketing de Home Entertainment da LG Electronics do Brasil.

Plaza Shopping – Outra sugestão para quem pretende investir em um televisor, de acordo com a Pontofrio do Plaza Shopping, é a Samsung 60 polegadas, que sai por R$3,9 mil ou em até dez parcelas de R$ 399. Mais uma TV com tecnologia de ponta é a LG Smart TV Cinema 3D LED Ultra HD 4k, de 84 polegadas, com wi-fi, controle Smart Magic, 4 Óculos 3D e 2 Óculos Dual Play, que sai a R$ 39,9 mil.

Outra novidade são os aparelhos com a função futebol da Samsung, que faz com que o telespectador tenha o som do estádio, para que assista aos jogos como se estivesse no local, vibrando pelo time. A imagem do campo também apresenta cores mais vivas, favorecendo a experiência de assistir à competição. Do uniforme dos jogadores ao gramado do estádio, tudo é visto de forma mais clara. A Samsung 43 polegadas está saindo por R$ 1,4 mil, e a Samsung 50 polegadas, por R$ 2 mil, na loja.

Os preços são à vista e estão presentes nas lojas físicas da rede Ponto Frio.

 

Alerta – Tanto em relação a TVs, quanto a celulares, tablets e smartphones, as recomendações do Procon-RJ são as mesmas.

“O consumidor deve sempre verificar se as promoções são verdadeiras, se os preços oferecidos estão abaixo do mercado ou se foram maquiados, forjando falsos descontos. Caso o consumidor se arrependa da compra, os produtos eletrônicos só podem ser trocados se tiverem sido comprados pela internet ou por telefone. E esta troca só pode ser efetuada até sete dias após o consumidor receber a mercadoria”, esclarece a autarquia.



Fonte: O Fluminense
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados