O comportamento do consumidor e sua influência nas empresas é tema de debate 8/5/2014
O consumidor da era digital está fazendo as empresas se movimentarem, se tornarem mais ágeis nas respostas e até modificarem de produtos a ações de marketing. É justamente a discussão sobre engajamento social de marcas; compartilhamento e consumo colaborativo on-line; e pesquisa do consumidor servindo como base para a inovação nas empresas os temas em debate no “V Encontro Internacional Coppead de Comportamento do Consumidor”, que será realizado no dia 14, das 7h30m às 13h30m, no Theatro Net Rio, em Copacabana.
O evento, que acontece a cada dois anos, traz nessa edição as professoras da Coppead/UFRJ Leticia Casotti e Maribel Suarez; a diretora de pesquisa da Coca-Cola, Patrícia Fonseca; a gerente de pesquisa do consumidor da L´Oréal, Patricia Bouzon; e o diretor de Publicidade e Marketing da Fiat, João Ciaco. Além disso, o encontro contará ainda com palestras feitas pelos professores da Schulich School of Business Robert Kozinets e Russel Belk.
— Esse é um evento aberto a todas as pessoas e não só aos estudiosos do assunto. A ideia é disseminar o conhecimento. Ir além da academia; mostrar que o pensamento está aberto a todos — conta a professora da Coppead/UFRJ Maribel Suarez. — Estamos trazendo para esse encontro duas pessoas importantíssimas da área do comportamento do consumidor, o Robert Kozinets e o Russel Belk.
Entre os assuntos apresentados, os especialistas discutirão as novas demandas do mercado e as relações criadas entre os consumidores e as empresas.
— Hoje em dia, o consumidor é muito ativo, em todos os canais, na Internet, na Justiça... Ele não só escuta o que a empresa tem a dizer, ele busca, vai atrás do que precisa, dos seus direitos. E a internet se tornou um espaço não só onde o consumidor fala, mas também onde busca informações, aprende, transmite a sua ideia para tantas outras pessoas ao mesmo tempo. E, de uma certa maneira, as empresas estão sendo forçadas a se adaptarem a essa realidade. Há um tempo, a pessoa fazia uma reclamação na empresa e só depois de duas, três semanas tinha uma resposta. Hoje em dia as pessoas colocam nas redes sociais, fazem virais, e as empresas estão tendo que se adaptar cada vez mais a essa nova demanda, com respostas mais rápidas — destaca Maribel.
A inscrição para o encontro custa R$ 450 e pode ser realizada até o dia 13, pelo site
www.alumni-coppead.net.br. Informações pelos telefones 3563-1585 e 3591-1585.
Fonte: O Globo - Online