Últimos artigos
Um bom acordo é quando tudo se encaixa 23/07/2014
Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda 23/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 23/07/2014
Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira 21/07/2014
Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa 21/07/2014
ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual 21/07/2014
Estudar no exterior já é realidade da classe C 21/07/2014
Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014 21/07/2014
Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos 21/07/2014
Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas 21/07/2014
Texto enviado ao JurisWay em 05/05/2014.
![]() |
Para os amantes de futebol, rodada é sinônimo de mais uma etapa do campeonato. Num bar, sinal de que a galera está animada e vem mais bebida por aí. Para noivas, no entanto, rodada é igual à economia. Com a indústria do casamento cada vez mais em alta, basta a palavra de nove letras ser pronunciada para que os preços cheguem às alturas. Restam às noivas, então, encontrar maneiras de realizar um grande sonho, sem transformar o começo de vida a dois num pesadelo cheio de dívidas. Há rodadas de muitos serviços e produtos: bem-casados, macarrons, convites, doces, adesivos de pista, chocolates, balões de gás, forminhas de doce... Os descontos variam conforme o fornecedor e o que está em negociação, mas podem chegar a 45%.
A advogada Wanessa Pontes, de 26 anos, conseguiu economizar uma boa grana: nos bem-casados, o desconto foi de 10%; cada minivéu custou 45% menos. Fora o que saiu de graça, já que ela conseguiu reunir o número mínimo de noivas para participar das rodadas e não teve que pagar por alguns serviços.
Nesse mercado, o boca a boca é fundamental, já que, normalmente, os envolvidos não se conhecem. Então, cabe à uma noiva que já casou recomendar ou não o prestador de serviço.
— Quem casa faz o relato e diz se recomenda, se tem ressalvas... Nos grupos de noivas, temos referências dos fornecedores. Mas, como o pagamento é antecipado, sempre há o risco — explica a noiva Ana Assis, de 32 anos.
Mesmo com referências, a assessora jurídica do Procon-RJ, Juliana Lobianco faz um alerta: deve-se guardar todas as informações e os requisitos que fornecedor impôs, porque isso é uma forma de publicidade e poderá ser usado caso surja algum problema.
Os noivos Wanessa e Clauder Sousa posam com Denise Cione, que tem o serviço de Tela Interativa
Os noivos Wanessa e Clauder Sousa posam com Denise Cione, que tem o serviço de Tela Interativa Foto: Álbum de família
Encontro no início de junho
Nascida e criada no mundo virtual, as rodadas terão, pela primeira vez, um evento presencial, onde noivas e fornecedores poderão se conhecer antes de firmar contrato. Nos dias 7 e 8 de junho será realizado, no Clube Hebraica, em Laranjeiras, o 1º Encontro de Rodadas. Na página oficial, no Facebook, mais de 1.500 internautas já curtiram o encontro. A entrada será gratuita, e os descontos valerão para os contratos fechados durante o evento.
A dona da ideia é a empresária Denise Cione, da Click Alegria, empresa que oferece os serviços de tela interativa (convidados escolhem acessórios virtuais para tirar fotos), Instagram print (fotos do Instagram são impressas durante o casamento), tela SMS (em que os convidados mandam recados via SMS e eles aparecem num telão durante a festa) e foto maluca.
— No mundo das noivas, elas, normalmente, precisam e procuram muito por descontos. Como já existem as rodadas na internet, resolvemos fazer o encontro de noivas e fornecedores. No evento, elas poderão ver o serviço pessoalmente e conhecer o fornecedor antes de contratar — explica a empresária, que acredita que os descontos poderão chegar a 70%.
Há pouco mais de um ano, Denise entrou no ramo das rodadas, após ser procurada pela noiva Wanessa Ribeiro. Hoje, ela só vê vantagens:
— Num mês, eu vendia seis telas interativas. Na primeira vez de que participei de uma rodada, a Wanessa “vendeu” dez telas em duas semanas. Mesmo que seja mais barato, ganhamos na quantidade.
Segundo a professora Wanessa Ribeiro, de 29 anos, casada desde outubro com Clauder, é uma forma de realizar um sonho antigo.
— Fiquei apaixonada pela tela interativa, mas tinha outras prioridades para o casamento. Comecei a pesquisar descontos e conheci as rodadas. Elas são um contrato de confiança entre a noiva e o fornecedor. Aí, fiz contato com a Denise, que tem a tela interativa. Falei que não tinha grana e fiz uma proposta: se eu conseguisse um número mínimo de clientes, a minha tela sairia de graça. Para a noiva, a rodada é uma forma de realizar um sonho, e para os fornecedores é uma ótima propaganda. Por causa da economia que fiz com as rodadas, consegui aumentar minha lista de convidados!