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Empresas reduzem produtos para não elevar os preços

Texto enviado ao JurisWay em 05/05/2014.

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Empresas reduzem produtos para não elevar os preços
2/5/2014
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Inflação faz comércio driblar aumento de custos diminuindo quantidade por unidade

O DIA

Rio - Com o aumento da pressão sobre a inflação, algumas empresas e estabelecimentos têm usado o “jeitinho” para driblar a alta dos custos. Em alguns casos, de forma irregular. No início deste mês, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça, multou companhias como a Minalba e a Procosa Produtos de Beleza Ltda, razão social da L’Oreal Brasil, por alteração nas quantidades unitárias de produtos sem aviso prévio ao consumidor. Segundo o código, mudanças devem ser informadas com antecedência mínima de três meses, de forma ostensiva e por diversos meios. Inclusive, no rótulo do produto. As multas aplicadas chegam a R$ 1 milhão. 

Também foram detectadas irregularidades nos ovos de páscoa. Mas, como o produto tem longos intervalos de venda, torna-se mais difícil a fiscalização. No Rio de Janeiro, por exemplo, o Sonho de Valsa tamanho 15, da Lacta, passou de 350g, no ano passado, para 270g na páscoa deste ano. A assessora jurídica do Procon-RJ, Éricka Machado, ressalta a importância do consumidor no acompanhamento das alterações, tendo em vista as dificuldades operacionais do órgão. “Nós temos 15 fiscais no estado inteiro. Então, o papel do consumidor é essencial. É ele que vai ao mercado e está presente no dia a dia”, afirma.

RISOTO MENOR 

Apesar de não terem a obrigação do aviso prévio sobre mudanças nos volumes, restaurantes vêm reduzindo as porções. Quem costumava ir ao Bar do Adão, na Lapa, observa que o risoto de camarão para duas pessoas, que servia até cinco, encolheu. Cláudia Costa, gerente do bar, defende-se e afirma que simplesmente adequou o cardápio.

“Os alimentos estão mais caros no mercado, mas não foi esse o motivo para a redução das porções. Havia um desperdício muito grande. Só repassamos o aumento no prato executivo”, disse.

Enquanto a gerente concedia a entrevista, um garçom chamou a atenção para os pratos que levava para a cozinha, todos com sobras.

Restaurante troca tamanho do prato

Outro restaurante que reduziu suas porções foi o Outback Steackhouse. É o que conta a cliente Mariana Velloso. “Sou consumidora antiga do Outback. No decorrer dos anos, comecei a notar a redução Quando reclamei, fui chamada à cozinha para que me mostrassem como os alimentos são pesados antes de irem para o prato. Recentemente, trocaram a louça, que teve seu tamanho reduzido”, reclamou. 

A empresa contesta. Diz que não houve redução das porções servidas nos restaurantes da rede e argumenta que segue padrões de quantidade e especificações de qualidade para todos os produtos. 



Fonte: O Dia
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