Em 2013 um dos setores que menos responderam aos consumidores em suas reclamações no Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, foram os serviços de assessoria, principalmente os de reabilitação de crédito e de revisão de aposentadorias. Consumidores em dificuldades financeiras e aposentados – com promessas de regularização de sua situação financeira ou aumento do valor de benefício – expostos a abordagens massivas e agressivas destes serviços buscaram no Procon, assim como têm feito junto aos Juizados Especiais Cíveis, para recuperar valores pagos e promessas não realizados.
A empresa de assessoria que registrou maior número de reclamações, sem apresentar solução aos casos, foi a Associação Brasileira de Apoio aos Aposentados – ASBP / PRODAC. Esta “associação”, ao oferecer seus serviços, induz pessoas idosas a acreditarem que podem conseguir revisão de seus benefícios previdenciários, desde que participem do quadro associativo, mediante o pagamento de uma taxa, ou pagamento direto de valores, acompanhados da promessa de melhorias em seus rendimentos. A ASBP, além de demandada judicialmente através de centenas de ações propostas por suas vítimas, tem contra ela procedimentos instaurados pelo Ministério Público, nas esferas cível e criminal.
Já os serviços de reabilitação de crédito são contratados pelos consumidores com o objetivo de renegociar dívidas e eliminar restrições em cartórios de protesto e nos serviços de proteção ao crédito. No entanto, muitas vezes essas empresas não realizam o trabalho legitimamente esperado pelo consumidor – ter a dívida renegociada e o nome regularizado. Muitos dos serviços que são cobrados poderiam ser feitos com a mesma efetividade pelo próprio consumidor, como, por exemplo, apresentação de cheque pago ao cartório ou obtenção de contato com o credor. Veja dicas no blogEducação para o consumo.
Abaixo veja a lista das empresas de assessoria e reabilitação de crédito mais reclamadas em 2013, que apresentam em comum o baixíssimo índice de solução.
Das empresas classificadas, apenas a primeira colocada presta serviços de assessoria ao aposentado. As demais são empresas de reabilitação de crédito.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às quartas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço:http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp . O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
Informações sobre o trabalho do Procon-SP no site:
www.procon.sp.gov.br