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Texto enviado ao JurisWay em 12/02/2014.
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SÃO PAULO – Acompanhando o movimento da taxa básica de juros (Selic), as taxas médias de duas importantes modalidades de crédito pesquisadas pelo Procon-SP apresentaram alta, de acordo com pesquisa realizada pela fundação no dia 4 de janeiro.
Considerando que, desde novembro de 2013, as taxas médias de cheque especial e empréstimo pessoal têm apresentado um quadro de alta, a recomendação do órgão para o consumidor é para que tenha cautela ao optar por contratar qualquer das modalidades de crédito, refletindo sua real necessidade.
Das sete instituições pesquisadas para a amostra, três elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e quatro de cheque especial. No empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,44% ao mês, superior a do mês anterior, que foi de 5,40% ap mês, um acréscimo de 0,04 ponto. A maior alta verificada foi no Banco do Brasil, que alterou de 4,59% para 4,72% ao mês, o que significa um acréscimo de 0,13 ponto percentual, representando uma variação positiva de 2,83% em relação ao mês passado.
No cheque especial a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,66% ao mês, superior à do mês anterior, que foi de 8,48% a.m., representando um acréscimo de 0,18 ponto percentual. A maior alta verificada foi no Banco Itaú, que alterou de 8,75% para 9,47% ao mês, uma variação positiva de 8,23% em relação ao mês passado.
Para o consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, a orientação do Procon-SP é que procure a fundação, que atende na capital paulista pelo telefone 151. O atendimento também pode ser feito pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo. O atendimentos nessas unidadas estão sujeitas a agendamento e distribuição de senha. O telefone para contado é 0800-772-3633.
No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no site do Procon-SP pelo endereço: http://www.procon.sp.gov.br/atendimento_texto.asp. O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo.