JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

'Via Crucis' por habilitação faz comissão da Alerj acionar autoescolas na Justiça

Texto enviado ao JurisWay em 10/02/2014.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

‘Via Crucis’ por habilitação faz comissão da Alerj acionar autoescolas na Justiça
10/2/2014
imagem transparente

Problemas como a falta de estrutura, funcionários e automóveis estão entre os mais citados pelos consumidores

Comissão de Defesa do Consumidor pede a adequação dos serviços e a conclusão dos processos de habilitação em quatro meses
 

Falta de infraestrutura de autoescolas levou Codecon ir à Justiça: processo para obter habilitação estava ultrapassando um ano, comissão quer que leve até quatro meses
Foto: Gabriel de Paiva / Gabriel de Paiva/ Arquivo
 
RIO - A partir das reclamações de usuários, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Codecon/Alerj) ingressou na última quinta-feira com uma Ação Coletiva de Consumo contra as autoescolas Irani, Bahiense e SIM em função de problemas que vão da falta de estrutura a morosidade no processo para o curso que permite a expedição da Carteira de Habilitação (CNH) . A ação foi ajuizada na 3ª Vara Empresarial do Rio e cobra a conclusão do curso pelos consumidores no prazo máximo de quatro meses sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Segundo os candidatos a motoristas, o processo de compra dos serviços até a conclusão do processo da primeira habilitação é visto como uma “via crucis”. Em muitos dos casos, de acordo com a comissão, o processo de um ano para a retirada da carteira de habilitação espira, resultado da dificuldade de marcação das aulas (teóricas e práticas), salas de aula lotadas, falta de instrutores e de veículos, além de cobranças de taxas extras.

Segundo o deputado Luiz Martins (PDT), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj, a falta de infraestrutura das autoescolas resultam em prejuízos ao consumidor.

- As autoescolas não possuem instalações, instrutores e equipamentos, tampouco veículos em número suficiente para atender aos inscritos nos cursos de capacitação que vendem, contrariando o Código de Defesa do Consumidor (CDC), ocasionando, prejuízo incomensurável ao consumidor - explica o deputado.

Segundo a comissão, uma primeira conversa foi feita com os responsáveis pelas autoescolas, apresentando as reclamações e articulando uma forma de solucionar os problemas sem entrar na esfera judicial. Apesar da tentativa, nenhuma melhora foi constatada.

Procurados pelo O GLOBO, a Autoescola SIM preferiu não se manifestar até que a franquia seja notificada das reclamações de forma oficial. O representante da empresa alega desconhecer qualquer reclamação feita contra a autoescola.

Já o proprietário da rede Irani, justificou o problema em função do desconhecimento do consumidor sobre o processo de retirada da primeira habilitação. Segundo Oliveira Ferreira da Silva, reprovações também dificultam a organização para a marcação de aulas, pela grande quantidade de alunos.

- Na verdade, falta esclarecimento aos alunos. Eles acham que vão chegar aqui na autoescola e tirar a carteira em questão de dois a três meses. Não é bem assim. Existe uma programação junto ao Detran, mas a procura é grande. Vai atrasando todo o procedimento - explicou o proprietário.

A autoescola Bahiense não foi encontrada para comentar o parecer da comissão.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/via-crucis-por-habilitacao-faz-comissao-da-alerj-acionar-autoescolas-na-justica-11542023#ixzz2svIT3FN2
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 


Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados