JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Trabalho escravo: aplicativo "Moda Livre" ajuda o consumidor

Texto enviado ao JurisWay em 13/12/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Trabalho escravo: aplicativo "Moda Livre" ajuda o consumidor
13/12/2013
imagem transparente

"O consumidor é chamado a fazer a sua parte, mas nem sempre ele tem informação suficiente para isso", afirma Leonardo Sakamoto, coordenador da Repórter Brasil

Para comemoração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Repórter Brasil lança o aplicativo Moda Livre, nesta quarta-feira 11. Gratuito, ele permite ao consumidor consultar se alguma marca de roupas está envolvida em acusações de uso de mão de obra escrava e quais suas políticas para combate a esse crime..

O aplicativo está disponível para smartphones com os sistemas operacionais Android e iOS, e se propõe a evitar o financiamento indireto do chamado “trabalho sujo”. "O consumidor é chamado a fazer a sua parte, mas nem sempre ele tem informação suficiente para isso. O aplicativo surge no sentido de tornar possível uma ação direta das pessoas no combate do trabalho escravo”, diz  Leonardo Sakamoto, coordenador da Repórter Brasil. Além da apuração da equipe de Sakamoto, o aplicativo contou com o desenvolvimento da agência PiU Comunica.

Foram incluídas 22 marcas na primeira versão, entre eles, os dez maiores varejistas do mercado. As empresas escolhidas foram submetidas a perguntas que incluem quatro indicadores - políticas, monitoramento de uso de mão de obra escrava, transparência e histórico de denúncias - que as colocam em três categorias: vermelho, amarelo e verde, sendo vermelho o pior qualitativo. As empresas que não forneceram respostas foram automaticamente marcadas como vermelho.

O Moda Livre será sempre atualizado de acordo com ações nas políticas das empresas, além de receber mais marcas com o tempo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 65 anos nesta semana.

Com informações da Repórter Brasil



Fonte: Carta Capital
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados