JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

STJ decide que não há prazo máximo para pedir desaposentação

Texto enviado ao JurisWay em 29/11/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

STJ decide que não há prazo máximo para pedir desaposentação
29/11/2013
imagem transparente

Agência do INSS no Rio: para pedir desaposentação é preciso ir à Justiça

Por oito votos a um, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram, na última terça-feira, que não deve haver prazo máximo para o segurado do INSS pedir a troca de aposentadoria, a chamada “desaposentação”. Esta decisão poderá ser usada como orientação para processos em andamento nos tribunais de todo o país. Até hoje, o INSS considera a troca como um tipo de revisão e, por isso, o segurado teria que respeitar o prazo de dez anos — a partir da concessão — para fazer o pedido.

 

Segundo a advogada do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) Gisele Kravchychyn, a estimativa é que existam mais de 20 mil ações de desaposentação nos trinbunais. Apesar da decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) é quem vai bater o martelo sobre a polêmica do direito de troca de aposentadoria.

 

— Há dois recursos extraordinários que deverão ser julgados no primeiro semestre do ano que vem no STF. Eles não discutem a questão do prazo de dez anos, mas, sim, o direito de fato à desaposentação — afirma Gisele.

 

O advogado Eurivaldo Neves Bezerra explica que pode solicitar a troca quem se aposentou, voltou a trabalhar com um salário maior e continuou contribuindo para a Previdência Social:

— Não é uma revisão, mas, sim, a troca de aposentadoria, porque o segurado passou a contribuir sobre um valor maior e por mais tempo.

 

Procurado, o Ministério da Previdência preferiu não comentar a decisão do STJ.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/stj-decide-que-nao-ha-prazo-maximo-para-pedir-desaposentacao-10915296.html#ixzz2m2GDmRgm


Fonte: Extra - online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados