Pesquisa de preços de eletrodomésticos realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, detectou diferença de preço de 65,47% para um mesmo produto. Essa variação está no valor do depurador de ar Massimo – 60 cm – cor branca, bivolt, da que custava R$ 139,00 em um estabelecimento foi encontrado por R$ 230,00 em outro, diferença de R$ 91,00. Veja
aqui a pesquisa completa.
O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 18 de outubro, em oito estabelecimentos da capital. Foram pesquisados 73 itens de diferentes marcas e modelos entre depurador de ar, fogão, forno micro-ondas, lavadora e secadora de roupas, lavadora semi - automática (tanquinho), máquina de lavar roupas, refrigerador e freezer vertical.
Dicas ao consumidor
O levantamento mostra como é importante que o consumidor pesquise antes de efetuar uma compra. Porém,além de comparar preços, o consumidor precisa ficar atento a outros detalhes antes de adquirir um eletrodoméstico para que o produto realmente atenda suas necessidades. Confira algumas dicas no
blog do Procon-SP.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:
Orientações: 151 (Só para a capital).
Pessoalmente: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Sábados, das 7h às 13h, nos postos dos Poupatempo, sujeito a agendamento e distribuição de senha. Telefone: 0800-772-3633.
Sé - Praça do Carmo, S/N, Centro.
Santo Amaro - Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio).
Itaquera - Av. do Contorno, S/N, Itaquera (ao lado do metrô).
Nos postos dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) Norte, Leste, Oeste, São Luiz e Feitiço da Vila, de segunda a quinta-feira, das 9h às 15h. No CIC Imigrantes o atendimento é às quartas-feiras, das 9h às 15h.
Fax: (11) 3824-0717.
Cartas: Caixa Postal 1151, CEP 01031-970, São Paulo-SP.
Atendimento eletrônico: No caso problemas com compras feitas pela internet, a reclamação pode ser registrada diretamente no
site do Procon-SP. O endereço eletrônico também está aberto para orientação sobre qualquer outro problema de consumo
.
Na Grande São Paulo e interior, o consumidor pode procurar o órgão municipal.
12/11/13
Assessoria de Comunicação
Fundação Procon-SP