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Texto enviado ao JurisWay em 21/10/2013.
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Agência de São Gonçalo é uma das que aparecem na lista das mais reclamadas pelos internautas
Agência de São Gonçalo é uma das que aparecem na lista das mais reclamadas pelos internautas Foto: Priscila Belmonte
Longa espera, mau humor, falta de informação, descaso e até discriminação sexual são algumas das queixas apresentadas por internautas no site do EXTRA, numa enquete para identificar quais são as agências do INSS mais problemáticas no Rio, na opinião do segurado.Na lista, as mais citadas por trabalhadores, aposentados e pensionistas são as unidades de São Gonçalo, Duque de Caxias e São João de Meriti. A campeã entre as reclamações é a demora no atendimento.
Com base na enquete, o EXTRA visitou as três unidades para avaliar os serviços prestados aos segurados. Na unidade de São Gonçalo, a lentidão dos atendentes foi a principal queixa.
— O atendimento não é dos melhores. Há um ano estive aqui e me disseram que não haveria mais fila quando eu voltasse, mas ainda existe. A gente marca pelo 135 e, mesmo assim, demora — lamentou o aposentado por invalidez Orlando Serra Gomes, de 61 anos.
A cuidadora de idosos Aparecida Martins, de 47 anos, reclamou da rispidez do atendente.
— Vim resolver uns problemas de pensão, mas fiquei surpresa com o jeito como fui tratada. O funcionário do INSS foi muito áspero e grosseiro. Achei desnecessário — disse ela.
Na agência de São João de Meriti, a vilã também é a demora no atendimento.
— Para agendar, foi rápido. Só demorou para eu ser atendido. Estava marcado para as 10h40m, mas só fui chamado ao meio-dia. Para que marcam? — questionou o técnico de edificações Benedito Sivico, de 60 anos.
A surpresa ocorreu na visita à agência de Duque de Caxias. Apesar de ter sido citada negativamente na enquete, todos os segurados entrevistados na última quinta-feira elogiaram a unidade.
— Vim pegar a segunda via do meu carnê de contribuição. Peguei a senha e fui atendida em dez minutos. Foi muito rápido — afirmou a doméstica Adriana Guimarães.
Procurado, o INSS não respondeu aos questionamentos até o fechamento da edição.