JurisWay - Sistema Educacional Online
 
 
Cursos
Certificados
Concursos
OAB
ENEM
Vídeos
Modelos
Perguntas
Notícias
Fale Conosco
 
Email
Senha
powered by
Google  
 
 Defesa do Consumidor

Últimos artigos

Um bom acordo é quando tudo se encaixa
23/07/2014

Adiantamento do 13º salário: ajuda financeira que pode ser bem-vinda
23/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
23/07/2014

Inscrições para o Sisutec começam a partir desta segunda-feira
21/07/2014

Saiba fazer a transferência de dívida de carro ou imóvel para outra pessoa
21/07/2014

ingressos na Copa foram maior reclamação no Procon estadual
21/07/2014

Estudar no exterior já é realidade da classe C
21/07/2014

Além do 'efeito Copa': produtos e serviços no Rio subiram até 143% entre os Mundiais de 2010 e 2014
21/07/2014

Norma da ABNT em vigor há um ano restringe reformas em imóveis novos
21/07/2014

Caixas eletrônicos serão substituídos por banco 24 horas
21/07/2014

Mais artigos...

 

Caminhar uma hora por dia reduz risco de câncer de mama

Texto enviado ao JurisWay em 10/10/2013.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

Caminhar uma hora por dia reduz risco de câncer de mama
9/10/2013
imagem transparente

Incidência da doença cairia em 14% em mulheres acima de 50 anos
 
Exercícios intensos são mais efetivos na prevenção

Especialistas afirmam que essa é mais uma prova de que estilo de vida influencia no risco de desenvolver câncer
 

Caminhar pelo menos uma hora por dia pode reduzir risco de câncer de mama em 14%
Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
 
ATLANTA - Uma leve caminhada de uma hora por dia pode ter grande impacto na vida das mulheres na pós-menopausa. Pesquisa da Sociedade Americana de Câncer publicada na revista "Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention" apontou que andar sete horas por semana poder reduzir o risco de câncer de mama em 14% no grupo de mulheres entre 50 e 74 anos, onde a incidência da doença é maior.

O estudo ouviu 73.615 mil mulheres na pós-menopausa selecionadas pela entidade entre 1992 e 1993, das quais 4.760 foram disgnosticadas com câncer de mama durante o período de 17 anos em que ficaram sob observação. Segundo os autores, essa é a primeira pesquisa a ligar diretamente os benefícios da caminhada com a prevenção da doença.

- Ficamos satisfeitos ao descobrir que, sem qualquer outra atividade física, conseguimos associar a caminhada de uma hora por dia a um menor risco de desenvolver câncer de mama nestas mulheres - disse Alpa Patel, epidemiologista sênior da Sociedade Americana de Câncer, em Atlanta, Geórgia, que liderou o estudo - Tendo em conta que mais de 60% das mulheres relataram caminhar uma hora por dia, promover a caminhada como uma atividade de lazer saudável pode ser um instrumento eficaz para aumentar a atividade física entre as mulheres na pós-menopausa.

As participantes preencheram um questionário com fatores demográficos, médicos e ambientais durante a inscrição. Entre 1997 e 2009, o questionário foi repetido a cada dois anos para atualizar as informações. As mulheres também relataram o número médio de horas gasto com atividades físicas como caminhada, corrida, natação e ciclismo, entre outras, e a quantidade de horas que passavam sentadas, incluindo o tempo despendido com televisão e leitura.

Os pesquisadores calcularam o total de horas de equivalente metabólico (MET, na sigla em inglês) por semana para cada participante, que é a razão entre a energia gasta durante a atividade específica para a taxa metabólica de repouso. Cerca de 9,2% das mulheres não realizavam qualquer exercício, e aproximadamente 47% delas relataram que a caminhada era sua única atividade física.

O estudo ainda apontou que as participantes que relataram pelo menos uma hora de atividade física intensa por dia tiveram um risco 25% menor de incidência de câncer de mama em comparação com mulheres que eram menos ativas. Entre as participantes que disseram apenas andar como exercício, aquelas que caminharam durante sete horas ou mais por semana tiveram um risco 14% menor de contrair a doença do que aquelas que andaram por três horas ou menos.

- As diretrizes atuais recomendam que os adultos devem se esforçar para se exercitar pelo menos 2,5 horas por semana com intensidade moderada ou 75 minutos por semana com atividade aeróbica intensa para a saúde em geral - afirmou Patel - Níveis mais altos de atividade podem proporcionar maior benefício para a prevenção do câncer de mama.

De acordo com estimativa do Institute for Health Metrics and Evaluation, uma em cada 12 mulheres, no decorrer da vida, vai ser diagnosticada com câncer de mama no Brasil. Este tipo de câncer é o que mais atinge mulheres em todo o mundo. Em 2013, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos da doença, com risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/caminhar-uma-hora-por-dia-reduz-risco-de-cancer-de-mama-10251792#ixzz2hEZjzUKJ
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


Fonte: O Globo - Online
Importante:
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br.

indique está página a um amigo Indique aos amigos

 
Copyright (c) 2006-2025. JurisWay - Todos os direitos reservados