Rio - A importância do estágio vai muito além da experiência profissional. Segundo pesquisa feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com 12.846 jovens no país, 25% dos alunos de instituições particulares de ensino usam a remuneração do estágio para pagar a mensalidade da faculdade.

Superintendente educacional do CIEE, Eduardo de Oliveira explica que a remuneração é importante para motivar os estudantes. Além disso, reduz a evasão escolar e ainda diminui os índices de inadimplência nas instituições de ensino. “Em alguns casos, a bolsa-auxílio é a única renda que entra na casa do aluno. Por isso, é fundamental para mantê-lo nos estudos”, afirma.
AJUDA EM CASA
Leonardo Menezes Macieira, de 19 anos, está no quarto período de Administração e estuda na Universidade Estácio de Sá. Ele faz estágio em uma instituição bancária e conta que usa aproximadamente metade do valor da bolsa para pagar a mensalidade. “O dinheiro que sobra eu coloco na poupança. Quando precisa, ajudo em casa”, diz.
Estudante do quinto período de Comunicação Social da Facha, Rafael Damico, 22, estagia em um site e também paga a faculdade com o valor da bolsa. Com o dinheiro que sobra, ele custeia a internet, a TV a cabo e separa uma parte para bancar um curso profissionalizante que pretende fazer. “Se o estágio não fosse remunerado, eu não teria condições financeiras para concluir o curso”, conta Rafael.
]Site ajuda a encontrar faculdade
A Ideal Invest, gestora do crédito universitário privado Pravaler, lançou um site no qual o estudante tem acesso a informações sobre todas as instituições de Ensino Superior particulares do país. No portal, é possível saber a nota atribuída pelo Ministério da Educação (MEC) a cada instituição e ainda identificar as formas de pagamento disponíveis. Basta acessarwww.portalpravaler.com.br.
NOVA LEI DO ESTÁGIO
CARGA HORÁRIA
Entre as mudanças estabelecidas pela Nova Lei do Estágio está a carga horária máxima de seis horas diárias ou 30 horas semanais.
DURAÇÃO
Ficou estabelecido tempo máximo de dois anos para estágio na mesma empresa ou órgão público.
RECESSO
É obrigatória a concessão de recesso remunerado de um mês após um ano de estágio ou proporcionais para prazos menores.
LEI COMPLETA
O estudante pode conferir a Lei do Estágio na íntegra por meio do portal do CIEE em www.ciee.org.br.
REGULAMENTAÇÃO
Para Eduardo de Oliveira, superintendente educacional do CIEE, a regulamentação do estágio é de grande importância para os estudantes e para as empresas. “Antes, algumas questões ficavam vagas. As normas são fundamentais para garantir os direitos dos estagiários”, avalia.